Texto Flávio Silveira

Reportagem Mirco Magni

Projeções Marcelo Poblete

Adaptação site Mauro Balhessa

Quatro metros: a medida se tornou um divisor de águas. Acima disso, estão quase todos os SUVs atuais, incluindo os que chamamos de compactos (segmento B). Abaixo, quase nada – os modelos estão sendo abandonados pelos fabricantes, desconsiderando as necessidades de alguns mercados, por causa dos custos de produção que aumentaram devido às novas regulamentações de segurança e de emissões.

Nos próximos anos, porém, essa tendência poderá se inverter, ao menos parcialmente: há uma série de carros urbanos elétricos já lançados – como o BYD Dolphin Mini no Brasil e o Citroën ë-C3 na Europa – ou prestes a ser lançados com menos de quatro metros e que poderão ter preços na faixa de R$ 100 mil.

Além de BYDFiatCitroën e outras, a Hyundai revelou recentemente um carro elétrico de entrada, que pode vir ao Brasil em breve. Será derivado do Casper, um modelo “miniatura” já vendido na Coreia do Sul. Seu nome? Inster.

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Hyundai Inster – Crédito: Divulgação

Para dar impressão de tamanho maior, a traseira é exclusiva, com luzes horizontais de desenho pixelado, dando ao elétrico um estilo próprio (como nas ilustrações). Comparado com a versão a gasolina, será mais longo, para ter bateria maior e mais espaço.

Hyundai Inster – Crédito: Divulgação

Esse novo “SUV” elétrico terá uma identidade própria, evoluindo conceitos estilísticos do irmão a gasolina asiático, mas com proporções diferentes.

Casper elétrico tem 3.825 mm de comprimento – quase igual ao do novo BYD Dolphin Mini e cerca de 15 cm a menos que o hatch HB20.

  • Distância entre-eixos: 2.580 mm
  • Largura: 1.610 mm
  • Altura: 1.575 mm
Hyundai Inster – Crédito: Divulgação

As dimensões mais compactas e as formas quadradas favorecem o aproveitamento de espaço interno, que será um ponto forte do “suvinho”, junto com a oferta de tecnologias importantes para o segmento de subcompactos (A), como sistemas ADAS avançados, como ACC ativo e centralização de faixa, que garantem condução autônoma nível 2 e são mais comuns em modelos maiores e mais caros.

Além disso, terá:
• monitor de tráfego cruzado ativo,
• frenagem automática de emergência,
• leitor de placas;

Neste Hyundai, a bateria tem 42 kWh com um alcance de 355 km (WLTP), graças à utilização de um motor elétrico dianteiro mais eficiente. A novidade desenvolve até 115 cv de potência.

Hyundai Inster – Crédito: Divulgação

Brasil

A novidade precisará ter preços agressivos para conquistar quem ainda está cético quanto à transição para os elétricos. No Brasil, se vier, deve ser importado, na faixa de R$ 180 mil, como modelo de nicho. Mas nada impede sua produção aqui, dependendo da situação do mercado.

O Inster será lançado ainda no verão do hemisfério norte.