A Volkswagen do Brasil fez a estreia de sua inteligência artificial (IA) generativa, chamada de Otto. Ela foi desenvolvida pela montadora em colaboração com a Accenture para o mercado nacional.

No entanto, a IA da Volkswagen está disponível apenas para as versões topo de gama do Tera, que contam com celulares Android e plano de conectividade ativo (veja mais abaixo).

Como funciona a IA da Volkswagen?

A IA da Volkswagen funciona como um assistente de voz que permite a interação entre o motorista e o veículo. Segundo a VW, o sistema foi projetado para responder a perguntas, fornecer informações e executar comandos.

A plataforma utiliza modelos de linguagem do Google sobre uma arquitetura da Volkswagen, permitindo a integração com os dados do carro e aplicativos.

O Otto, tem um design inspirado na Kombi e uma interface com as funcionalidades do carro e aplicativos como Google Maps e Waze.

IA da Volkswagen – Foto: Divulgação

Ativação

Ativado pelo comando de voz “Fala, Otto”, o sistema oferece as seguintes funcionalidades:

  • Informações do Veículo: responde a perguntas sobre autonomia, status de manutenção e itens do manual.
  • Comandos de Voz: permite ao motorista solicitar informações sobre clima e rotas.
  • Serviços: identifica serviços próximos, como postos de combustível ou concessionárias.
  • Perguntas Gerais: responde a questões abertas sobre temas variados.

Pacote de conectividade

Para ter acesso à IA, o proprietário do Tera devera assinar um pacote de conectividade.

Atualmente, o pacote Pro é gratuito por 12 meses, a partir da data de venda, e posteriormente custa R$ 24,90 mensais.

O chamado “VW Club”, que adiciona outros serviços, sai por R$ 39,90 nos primeiros 12 meses, passando depois para R$ 59,90 após esse período, adicionando todo o conteúdo do Pro por mais R$ 20, o que representa um benefício de quase 20% sobre o seu preço individual.

A Volkswagen explica, entretanto, que neste momento o Otto não está vinculado diretamente a um desses pacotes, devendo apenas ter um plano ativo, nesta “primeira fase” do projeto.

“O objetivo é especialmente permitir uma primeira experiência completa a nossos clientes e, em especial, receber retornos dos clientes sobre o produto, pacotes, usabilidade, entre outros. O objetivo é criar um grupo altamente colaborativo entre VW e os clientes.”

Tem que ter sistema Android

O Otto é nativo no aplicativo Meu VW 2.0, com espelhamento no VW Play Connect. Isso significa que os usuários podem acessar a IA pelo celular e visualizá-lo diretamente na central multimídia do carro.

“Por enquanto, o Otto está liberado para clientes com sistema operacional Android que tenham plano de conectividade VW ativo em seu carro, permitindo que nossos clientes tenham a experiência plena de todos os recursos disponíveis por meio do Otto. Atualmente, os clientes têm 12 meses de conectividade gratuita ao adquirir um carro conectado.”

Detalhes específicos sobre outros planos de conectividade que incluirão o Otto, inclusive se haverá algum outro período de gratuidade, serão divulgados em breve, ressalta a marca.

Modelos e versões disponíveis

O Otto está disponível no Tera, por enquanto, nas versões que contam com a VW Play Connect. Sendo assim, é possível utilizar o Otto nas configurações Comfort, High e no Outfit, pois trazem o VW Play Connect de série. A versão 170 TSI Manual oferece a VW Play Connect como opcional. Caso o consumidor compre o modelo com ela, também passa a ser possível utilizar o Otto.

VW Tera TSI manual - Foto: Lucca Mendonça
VW Tera TSI manual – Foto: Lucca Mendonça

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Projeto

O presidente da Accenture no Brasil, Rodolfo Eschenbach, revelou à ISTOÉ DINHEIRO que o desenvolvimento da IA da Volkswagen durou cerca de um ano.

Segundo o executivo da Accenture, o agente de IA marca a entrada do primeiro carro com Inteligência Artificial do Brasil. Eschenbach ainda frisa que é tecnologia 100% brasileira, e que o agente e os processos são ‘exportados para fora’.

“Uma das ideias que a Volkswagen teve, que trabalhamos com eles, foi de colocar Inteligência Artificial generativa no carro, em um carro que é considerado ‘de entrada’, em um carro ‘barato’”, disse.

Além disso, o agente de IA do Volkswagen Tera é capaz de responder perguntas acerca da autonomia do carro – ou seja, o dono do carro pode perguntar se o carro possui autonomia de combustível para que ele possa ir até um determinado local sem abastecer.

“E pega dados de telemetria do carro, ele consegue fazer contas”, conta o executivo.

Por fim, o carro também responde a perguntas que poderiam ser feitas a um buscador ou um chatbot de IA como o ChatGPT, já que consegue acessar a internet.

“Ele traz perguntas, consegue pegar informações da internet. O Ciro [Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil] falou sobre isso no lançamento [do carro], se você perguntar ‘qual o melhor guitarrista do mundo’, ele traz as respostas de ‘mar aberto’ para isso.”

Rodolfo Eschenbach, presidente da Accenture Brasil (Crédito: Leo Monteiro)