O Jaguar XJ220 é lembrado com carinho pelos apaixonados por supercarros. Apresentado como protótipo no salão britânico do automóvel de 1988, o projeto inicial oferecia motor V12 6.2, tração integral, suspensão adaptativa, eixo traseiro ativo…., porém, os planos não foram conforme o planejado.

Mesmo assim, com produção entre 1992 e 1994 foram aproximadamente 275 unidades do Jaguar XJ220 construídas. O motor V6 3.5 biturbinado, que entrou no lugar do V12, lhe proporcionou o status de carro mais rápido do mundo até 1994 ao cravar 341,6 km/h de velocidade máxima. Um recorde à época batido apenas pelo McLaren F1 (373 km/h) – a máquina de Wooking, produzida a partir de 1992, guardava um V12 6.1 aspirado de 627 cv.

A unidade leiloada pelo site bringatrailer.com deixou a linha de montagem em 25 de março de 1994 com o volante do lado esquerdo. Em 2001, ele foi importado para os Estados Unidos e o atual proprietário o comprou há quatro anos para a sua coleção. De acordo com o anunciante, o motor V6 3.5 biturbinado, responsável por despejar 550 cv de potência e fazer o ‘Jag’ ir de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, passou por uma reforma.

O procedimento realizado no ano de 2017 trouxe a usinagem das superfícies dos cabeçotes, a troca da embreagem, a substituição das correias dentadas, além da vinda de componentes de ignição, termostato e mangueiras. As bombas d’ água foram enviadas ao Reino Unido para serem reconstruídas. Só para citar, o par de turbos foram trocados há seis anos.

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A beleza das linhas do Jaguar XJ220 revelam as coberturas dos faróis retráteis, as janelas com ventilação, o aerofólio montado na traseira, enquanto as rodas Speedline de 17″ e 18″ vestem pneus Bridgestone Potenza S007 de medidas 255/45 e 345/55, respectivamente. Os freios da AP Racing possuem pinças de alumínio e são de 13″ à frente e de 11,8″ atrás.

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Por dentro, a cabine ostenta revestimentos em couro Smoke Gray e detalhes em Alcantara na porção central dos bancos, nas laterais e nas colunas. O quadro de instrumentos completo oferece os manômetros de pressão/temperatura de óleo, nível de combustível e ainda o medidor da temperatura do líquido de arrefecimento. À esquerda, estão posicionados mais quatro indicadores. O hodômetro revela apenas 8.000 km rodados e o lance atual é de US$ 330.000 (algo em torno de R$ 1.749.924, em conversão direta).