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Após você conferir todos os detalhes das novidades Chevrolet Onix e Onix Plus, agora chegou o momento de conhecer como é o desempenho ao volante. O nosso primeiro contato ocorreu a bordo da configuração topo de linha Premier do Onix Plus, com motor tricilíndrico 1.0 turbo de 116 cv de potência.

Entre as particularidades desta unidade estão o sistema de injeção indireta, por conta da qualidade do nosso combustível. Segundo o fabricante, não é o mesmo do Onix Plus vendido no exterior. Outras características do novo propulsor estão a correia imersa em óleo e o virabrequim deslocado (inclinado) para promover menor atrito, assim como deixar a movimentação dos pistões mais eficiente. Falando nisso, de acordo com o computador de bordo, cravamos médias rodoviárias de 16 km/l com três ocupantes embarcados.

Eficiente em baixas rotações e associado ao câmbio automático de seis marchas é capaz de oferecer boas respostas em baixos e médios giros cooperando no desempenho. O Onix Plus deslancha sem esforços, além de retomar muito bem a velocidade. Não só ele agrada nas acelerações graças aos 17 kgfm de torque logo após a marcha lenta, como o trabalho do câmbio de seis marchas arranca elogios pelo trabalho suave. Quem preferir dirigir mais esportivamente pode mudar sequencialmente as marchas pelo “pouco prático” botão na lateral da alavanca. Esse fôlego também aparece devido à leveza da nova arquitetura do carro e o peso de 1.117 kg.

Na balança, a novidade da Chevrolet utiliza 17% a mais de aços de alta resistência, que garantiu uma diminuição de 15 kg somente do sistema de propulsão e outros 6 kg na suspensão. O conjunto foca na maciez de rodagem e o eixo traseiro está quatro vezes mais rígido. Entretanto, dependendo do tipo de asfalto é possível sentir uma pequena oscilação da carroceria em linha reta. Nada que incomode ou desabone no Onix Plus.

A calibração de suspensão permite contornar as curvas com confiança e estabilidade. As rodas de 16″ vestem pneus de medidas 195/55R16. A direção é leve ao esterço em baixas velocidades e possui o peso ideal ao trafegar entre 60 e 120 kmh. Ela intensifica o prazer de condução do Onix Plus e ainda oferece coluna ajustável em altura e profundidade.

POR DENTRO
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Agradável ao volante, o Onix Plus também arranca sorrisos pelo acabamento cuidadoso e alguns destaques desta configuração Premier estão: nos confortáveis bancos frontais, no novo quadro de instrumentos, agora trazendo velocímetro e conta-giros analógicos (a única tela TFT é do computador de bordo), detalhes geométricos nas laterais de portas e no painel, volante de base achatada, dois tipos de acabamentos internos (preto e cinza ou com detalhes em caramelo), carregamento de celular por indução e três tomadas USB (duas somente para os ocupantes traseiros). Só o apoio para os pés do motorista poderia ser ligeiramente maior devido as caixas de rodas pronunciadas. O ar-condicionado é digital.

Quem viaja a bordo do Onix Plus encontrará um bom espaço graças aos 36 mm a mais de espaço para o joelho, 13 mm para os ombros e 11 mm extras para a cabeça. Ainda falando de medidas, o Onix Plus comparado ao Prisma aumentou 195 mm no comprimento, 72 mm no entre-eixos e 41 mm na largura. Já o porta-malas diminuiu de 500 litros para 469 litros.

O multimídia MyLink está mais rápido aos toques na tela e continua oferecendo conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Não só mais rápido, como a tela exibe melhores gráficos e resolução aprimorada.

Todas as versões possuem seis airbags, lembrete de cinto de segurança inclusive no banco traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente de rampa e novos freios de 14″.

A tecnologia OnStar aparece no Onix Plus Premier, assim como a conectividade de nível 4, com Wi-Fi nativo (como no Cruze). Essa comodidade permite conectar até sete aparelhos ao mesmo tempo e tem um alcance de até 15 metros de distância fora do carro. O W-Fi funcionou muito bem nos mais de 100 km do test drive realizado em Porto Alegre transmitindo boa velocidade nos e nenhuma instabilidade de funcionamento.

O Wi-Fi nativo também permite atualizações Over The Air, como do sistema My Link, por exemplo. Uma comodidade em parceria com a operadora Claro, que oferece três meses de cortesia. Outra novidade voltada para os clientes tecnológicos está no novo aplicativo My Chevrolet App, que possibilita fazer agendamentos online de revisões, entre outras funcionalidades. Ou seja, é bom a concorrência correr para não ficar para trás do Onix Plus!


FICHA TÉCNICA

Chevrolet Onix Plus Turbo Premier

Preço sugerido: R$ 73.190
Motor: três cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando variável, injeção indireta
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 116 cv (g) e (e) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm a 2.000 rpm (g) e 16,8 kgfm a 2.000 (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,474 m (c), 1,730 m (l), 1,470 m (a)
Entre-eixos: 2,600 m
Pneus: 195/55 R16
Porta-malas: 469 litros
Tanque: 44litros
Peso: 1.117 kg
0-100 km/h: 9s7
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo cidade: 10,9 km/l (g) e 8,6 km/l (e)
Consumo estrada: 15,7 km/l (g) e 10,9 km/l (e)
Emissão de CO2: n/d
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: B* (Médio)
*estimado