02/12/2019 - 7:00
Mais de dois meses após o lançamento do sedã Onix Plus (confira aqui a avaliação), finalmente chegou a vez de a Chevrolet lançar o novo Onix, que chega combinando os atributos do novo três volumes com um comportamento próprio, mais voltado para os motoristas que valorizam um estilo de condução mais esportivo.
A nova geração do compacto (a antiga segue em linha, com o nome Joy) está disponível em cinco versões. A configuração de entrada LT 1.0 é única equipada com o novo motor 1.0 aspirado de três cilindros e 78/82 cv (gasolina/etanol), que pode ser combinado apenas ao câmbio manual de seis marchas. O restante das versões (Turbo, LT Turbo, LTZ Turbo e Premier Turbo) estão equipadas com o mesmo 1.0 flex de 116 cv do Onix Plus, que por sua vez conta com a opção do câmbio automático, também de seis marchas. (confira aqui a lista completa de versões e equipamentos).
O nosso primeiro contato — em um percurso de cerca de 90 km pela região de Gravataí (RS) e dentro do autódromo Velopark —, foi com a versão de topo Premier Turbo, que parte de R$ 69.990 e traz a combinação do motor turbo com o câmbio automático de seis marchas. Apesar do visual idêntico ao do sedã até a coluna B, o Onix é 31 cm mais curto e tem quase 5 cm a menos no entre-eixos.
O resultado é que o espaço interno, que é uma das qualidades do Plus, chama menos a atenção no hatch. O porta-malas, de 275 litros, é bem menor que o do concorrente Hyundai HB20. Já o espaço no banco traseiro fica dentro das expectativas para um compacto, embora o console central pronunciado restrinja o espaço para as pernas do ocupante do meio no assento traseiro. O acabamento agrada mais pela variação de cores e texturas, já que materiais macios ao toque estão ausentes da cabine.
De acordo com a Chevrolet, o Onix ganhou um acerto de suspensão mais firme e uma direção 5% mais responsiva que no Onix Plus. O resultado é um carro que transmite segurança mesmo numa condução mais agressiva, em altas velocidades e com o asfalto molhado. Por outro lado, o conforto é sacrificado em pisos irregulares.
O acerto não chega a ser duro e pode causar estranheza em quem está habituado a conjuntos mais macios. Mas combinou melhor do que o sedã com o comportamento do novo propulsor turbo. Embora fique devendo as respostas em baixas rotações mais agressivas dos concorrentes com injeção direta, não decepciona em acelerações e retomadas. Ficaria melhor ainda se a montadora tivesse trocado o incômodo botão para trocas de marchas manuais na alavanca pelas borboletas atrás do volante.
EQUIPAMENTOS
O novo Onix parte de R$ 48.490 e mesmo nessa configuração sem turbo e apenas com câmbio manual de seis marchas, a lista de equipamentos de série é um dos destaques do modelo. Traz itens raros nessa faixa de preços, como seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e o sistema multimídia MyLink com tela de 7″ e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay (mas sem o Wi-Fi nativo, presente nas configurações mais caras).
Além dos itens acima, o topo de linha Onix Premier traz itens como acendimento automático dos faróis, luzes diurnas de LED, ar-condicionado, chave presencial, bancos com revestimento parcial e couro, controle automático de velocidade de cruzeiro e carregador de celular por indução.
Os pacotes de opcionais (chamados de Premier II e Premier III), elevam o preço do carro para R$ 72.990 e adicionam ar-condicionado automático digital, monitor de pontos cegos e os sistema de estacionamento semiautônomo, além do interior com acabamento em preto e caramelo (Premier II) e preto e cinza (Premier III).