A JAC Motors lançou oficialmente o SUV T60 em nosso mercado (veja mais). Com preços de R$ 99.990 a R$ 104.990, o modelo fica posicionado entre os irmãos T50 e T80 e quase na mesma faixa de preços de modelos como Jeep Renegade Longitude 1.8 (R$ 104.990), Honda HR-V EXL 1.8 (R$ 111.900) e Hyundai Creta Prestige 2.0 (R$ 107.990).

Feito sobre uma nova plataforma, com 4,410 m de comprimento e 2,520 m de entre-eixos, o SUV possui dimensões similares ao do Jeep Compass (4,416 m e 2,636 m, na ordem) e, que garantem boa amplitude interna tanto para quem viaja na frente quanto atrás. Já o porta-malas de 650 litros (até a linha dos vidros) pode ser expandido para 1.210 litros com o rebatimento do banco traseiro. 

É inegável a evolução dos carros chineses ao longo dos anos e a cabine do T60 (também conhecido por S4, na China) apresenta boa construção, materiais sensíveis ao toque e comandos bem posicionados à mão. Recheado, traz desde a versão Pack 2 (R$ 99.990), entre os itens, luzes diurnas de circulação em LED (DRL) e de conversão estática, sensores de estacionamento dianteiro/traseiro, partida sem chave, computador de bordo, banco do motorista ajustável eletricamente, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus e Isofix para a fixação de bancos infantis.

Outros itens de destaque estão no quadro de instrumentos 100% digital com três modos de visualização e a central multimídia dotada de tela tátil de 10,25”. Também são sensíveis ao toque os controles do ar-condicionado. A versão Pack 3 (R$ 104.990) adiciona o teto solar e os bancos em couro. Foi nesta versão que tivemos o nosso primeiro contat em um trajeto misto cidade/estrada de quase 130 km (ida/volta), saindo de São Paulo com destino à Araçariguama (SP). 

Sob o capô, o motor 1.5 turbinado está associado ao câmbio automático CVT de seis marchas simuladas para entregar 168 cv e 21,4 kgfm de 2.000 a 4.500 rpm — na tampa do porta-malas está o logotipo 210 fazendo referência ao torque de 210 nm (newton-metro). Outra novidade recém-chegada ao nosso mercado com motor 1.5 turbinado foi o Chevrolet Equinox (confira aqui as impressões)

Embora beba somente gasolina, ao volante o T60 oferece uma potência superior ao do Jeep Renegade 1.8 (139 cv), do Hyundai Creta 2.0 (166 cv) e do Honda HR-V 1.8 (140 cv). Não é nenhum canhão, porém, transmite respostas progressivas e fôlego para mover os seus 1.365 kg (relação peso-potência de 8,12 kg/cv). O câmbio CVT possibilita ao 1.5 turbo trabalhar grande parte do tempo em giro baixo e as trocas sequenciais são realizadas pela alavanca. Somente ao exigir mais do pedal do acelerador é que o ruído do motor invade a cabine. 

A direção filtra bem as imperfeições do asfalto, mas é ligeiramente anestesiada tirando um pouco da percepção do que acontece no piso. As belas rodas de 17” vestem pneus de medidas 215/50 R17. E o bom perfil evita danos nas rodas ao cair em buracos ou demais imperfeições do asfalto.

O conjunto de suspensões possui uma calibração voltada para o conforto e, dependendo da situação, elas batem seco nas fases de compressão e de distensão, além de deixarem a carroceria rolar um pouco além da conta nas curvas feitas mais rapidamente. Não dá para ter tudo, não é mesmo? Já os freios utilizam discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com as pinças pintadas de vermelho. Caso algo dê errado, estão disponíveis os controles de tração/estabilidade e apenas dois airbags (frontais).

Para o próximo ano, segundo a JAC Motors, está agendado o elétrico iEV60, a variante elétrica do T60. Ele terá alcance de 380 km e preço de R$ 209.900. A chegada ocorrerá em maio do próximo ano para conviver ao lado dos elétricos da JAC Motors já à venda em nosso mercado, como o iEV20 (R$ 124.900), o iEV40 (R$ 159.900), a picape iEV330P (R$ 244.900) e o caminhão iEV1200T (R$ 279.900).

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FICHA TÉCNICA 

JAC T60
Preço básico: R$ 99.990
Carro avaliado: R$ 104.990
Motor: quatro cilindros em linha 1.5, 16V, turbo, injeção indireta, intercooler,
Cilindrada: 1499 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 168 cv a 5.500 rpm
Torque: 21,4 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm
Câmbio: continuamente variável (CVT), seis marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: Independente MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,410 m (c), 1,800  m (l), 1,660 m (a)
Entre-eixos: 2,620 m
Pneus: 215/50 R17
Porta-malas: 650 litros ou 1.210 litros (com o banco traseiro rebatido)
Tanque: 50 litros
Peso: 1.365 kg
0-100 km/h: 9s6
Velocidade máxima:195 km/h
Consumo cidade: 12,5 km/l
Consumo estrada: 15,7 km/l
Emissão de CO2: 103 g/km*
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: B*
*estimado