12/02/2022 - 10:00
O Jeep Renegade é um estrondoso sucesso desde seu lançamento, ainda em 2015. Fabricado na unidade de Goiana, Pernambuco – a mesma onde são feitos os SUVs maiores Compass (leia aqui) e Commander (avaliação aqui) e a picape Fiat Toro – ele tinha um propulsor 1.8 naturalmente aspirado que sempre gerou críticas em relação a desempenho e consumo. Para quem buscava melhor desenvoltura, a escolha recaia nas versões 2.0 turbodiesel, sempre com 4×4.
Agora, tudo isso ficou no passado, e o Jeep Renegade 2022 estreia o motor 1.3 16V turbo (T270). Trata-se do mesmo já empregado pelos colegas de plataforma citados acima. E se o turbodiesel de dois litros segue nos demais modelos, no caso do Renegade ele dá adeus – mas não se preocupe, pois isso não mata a versão 4×4. E foi justamente ela que testamos em nosso primeiro breve contato com o jipinho atualizado. Veja aqui todas as versões e preços.
![](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2022/02/novo-jeep-renegade-trailhawk-50.jpg?x71212)
Com esta nova motorização, o Jeep Renegade 2022 deu um expressivo salto evolutivo na experiência ao volante. O motor T270 é feito em Betim, Minas Gerais, e apresenta soluções de engenharia modernas para melhor desempenho e eficiência. Entre elas, a terceira geração do sistema Multiair (um comando eletro-hidráulico continuamente variável de abertura e tempo de abertura das válvulas), bielas fraturadas de aço forjado, pistões com tratamento de grafite para diminuir o atrito e injetores desenvolvidos para suportarem a ação corrosiva do etanol. Há injeção direta com 200 bar e um turbocompressor BorgWarner com 1,7 bar, além de uma bomba de óleo variável e trocador de calor ar/água integrado ao coletor de admissão. A taxa de compressão é de 10,5:1.
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Mudança de hábito
Com a nova mecânica, o Jeep Renegade 2022 flex ficou muito mais forte e potente: agora são até 185 cv a 5.750 rpm e 270 Nm (27,5 kgfm) de torque a partir de baixas 1.750 rpm (com etanol). Para comparação, o velho 1.8 E.torQ EVO tinha até 139 cv e 189 Nm, enquanto o 2.0 turbodiesel tinha 170 cv, porém mais torque (350 Nm). Obviamente, em relação ao antigo flex, as versões 4×2 com o novo motor garantem uma condução mais animada, com respostas mais imediatas. E o 1.3 tem funcionamento suave, com muito pouco turbo lag (atraso na resposta até a turbina encher), melhorando tanto as acelerações partindo da imobilidade quanto as retomadas de velocidade.
Já na comparação deste Jeep Renegade 2022 Trailhawk T270 com o antigo, o desempenho é similar: no 0-100 km/h, por exemplo, ele fazia 9,9 segundos, mesma marca que faz agora com gasolina (e 9,7 com etanol). Isso porque o novo modelo pesa 1.643 kg, contra 1.674 do antecessor 2.0 diesel, resultando em relações peso-potência de 8,8 kg/cv e peso-torque de 57,74 kg/kgfm (antes 9,8 e 46,9, respectivamente). O bom fôlego é ajudado pelas transmissões automáticas de seis marchas (4×2) e nove (4×4). Segundo a Jeep, a última ganhou relação mais curta do diferencial.
Não houve alterações nos ângulos de entrada (30º) e saída (32º), tampouco na altura livre do solo, de ótimos 21,6 cm. Como antes, dá para encarar um off-road moderado sem esforços. O diâmetro de giro de 10,8 m também manteve-se inalterado, facilitando a vida do motorista nos momentos de manobrar em locais apertados.
![Jeep Renegade 2022](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2022/01/06-jeep-renegade-trailhawk.jpg?x71212)
Suspensões independentes nas quatro rodas garantem conforto, evitando batidas secas ao transpor obstáculos pronunciados ou cair em buracos, assim como promovem um bom controle de carroceria e uma dirigibilidade afiada. A direção assistida eletricamente é rápida ao esterço e o bom contato com o solo é mérito dos pneus Pirelli Scorpion ATR 215/60 R17. A modulação do pedal do freio agrada (com discos ventilados de 305 mm de diâmetro na frente e sólidos de 278 mm atrás). Pelo seletor giratório, é possível selecionar os programas de direção Auto, Snow (neve), Sand /Mud (areia/barro) e Rock. Embora o sistema de traçã integral realize a distribuição automática da força entre os eixos, ainda há as funções 4WD Lock (que mantém sempre o eixo traseiro acoplado) e 4WD Low (relação reduzida, para ser utilizada em pisos irregulares ou com baixa aderência).
Já nas versões 4×2, o Jeep Renegade 2022 estreou o TC+ (controle de tração avançado), já adotado na nova geração da Fiat Strada (leia aqui) e no Pulse (confira a avaliação). Embora a nova tecnologia tenha calibração específica para o SUV, ela funciona da seguinte maneira: o sistema detecta qual das rodas está “patinando” e direciona a potência do motor para outra, que esteja em maior contato com o piso, ajudando a vencer as adversidades.
Essência preservada
A estética cheia de personalidade – a “cara de jipinho”, que remete ao Willys original –, sempre foi um ponto-chave para o sucesso de vendas do Renegade. E agora, no Jeep Renegade 2022, ela foi aprimorada, mas sem abrir mão de suas características básicas. Nosso primeiro contato foi com uma unidade ainda camuflada, mas, após a divulgação das primeiras fotos oficiais, é possível reparar nas novidades do design. Destacam-se a grade do radiador com sete barras, que ficou menor, e os faróis um pouco mais afilados – pegando uma carona no design do Jeep Commander. Outra alteração está no para-choque dianteiro, que teve a região das luzes auxiliares redesenhadas, enquanto a porção inferior traz novos ganchos de fixação junto do skid plate cinza. Os ares de frescor na traseira aparecem nas lanternas – que mantiveram o formato quadrado, mas ganharam novo design interno e adotaram um estilo “3D”. E, por fim, o para-choque traseiro seguiu os passos do frontal, ganhando um estilo revisado (comparação abaixo).
Nas medidas externas, o Jeep Renegade 2022 passou a ter 4,268 m de comprimento, ficando ligeiramente maior do que o antigo (4,232 m). Mas os consumidores devem seguir reclamando do porta-malas, que continua com 320 litros (380 nas versões com estepe temporário). É menos do que no Nissan Kicks, por exemplo (432 litros). Se quiser um Jeep que leve mais bagagem, é melhor pular para o Compass.
A cabine manteve a posição de dirigir elogiável, enquanto e as versões mais caras ganharam quadro de instrumentos 100% digital, botão SOS e frenagem autônoma de emergência. Já os seis airbags – frontais, laterais e de cortina – estão presentes em todas as configurações.
![Jeep Renegade 2022](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2022/01/04-jeep-renegade-trailhawk.jpg?x71212)
Curtiu? Saiba que a estreia do motor T270 não é a única novidade do Jeep Renegade para este ano – ainda está prevista a chegada da motorização híbrida plug-in (4xe), que marcará o início da eletrificação do modelo da Jeep no Brasil.
Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Flex 4×4 AT9
Preço básico R$ 123.990
Carro avaliado R$ 163.290
Motor: quatro cilindros em linha 1.3, 16V, comando continuamente variável de abertura e tempo de abertura (MultiAir), injeção direta, turbo
Cilindrada: 1332 cm3
Combustível: flex
Potência: 180 cv (g) e 185 cv a 3.750 rpm (e)
Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (g/e)
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular (d) e McPherson com rodas independentes e links transversais/laterais (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: integral, com bloqueio do diferencial central, reduzida e seletor de terreno
Dimensões: 4,268 m (c), 1,805 m (l), 1,712 m (a)
Entre-eixos: 2,570 m
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.643 kg
0-100 km/h: 9s9 (g) e 9s7 s (etanol)
Velocidade máxima: 200 km/h (g) e 202 km/h (e)
Consumo cidade: 10,2 km/l (g) e 7,2 km/l (e)*
Consumo estrada: 11,7 km/l (g) e 8,3 km/l (e)*
Nota do Inmetro: C*
Classificação na categoria: B (SUV Compacto)
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