O SUV médio Ford Bronco Sport chega este mês ao mercado brasileiro e já tivemos um breve contato com o modelo produzido no México, embora sem a chance de levarmos o utilitário para uma volta. Mas os italianos da revista Quattroruote — parceira da MOTOR SHOW na Europa — já tiveram a oportunidade de rodar com o modelo na versão Badlands, que está disponível via importação independente no país europeu.

No visual, os italianos elogiaram a carroceria quadrada do Ford Bronco Sport, que lembra a do irmão maior Ford Bronco — feito no Estados Unidos e que compete diretamente com o Jeep Wrangler, além da “grande disponibilidade de compartimentos de armazenamento, incluindo carregamento sem fio, todos com fundo emborrachado para que nada escorregue”. O porta-malas também foi considerado “adequado e prático” (conta com um tapete de borracha removível e lavável e até um abridor de garrafas), embora o assoalho tenha sido considerado “um pouco alto”.

+ Ford Bronco 6×6 virá em 2022 e custará US$ 399.000
+ Ford minimiza queda e confirma Bronco, Mustang Mach 1 e Ranger Black no Brasil (e nova geração da Ranger na Argentina)
+ Ford Bronco chegará ao Brasil em maio; confira o teaser
+ Hennessey coloca 750 cv de potência no novo Ford Bronco

O pessoal da Quattroruote avaliou uma unidade com o motor 2.0 EcoBoost de 249 cv, combinado ao câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração integral. Exatamente o mesmo conjunto que será oferecido no carro importado para o Brasil. O propulsor foi elogiado por garantir “respostas rápidas e por ser elástico em baixas rotações e, quando você pede extras, o empurrão é considerável”.

PreviousNext

Já a transmissão foi considerada “fluida e precisa” e mesmo com as aletas para trocas de marcha manuais no volante, menos esportiva do que um conjunto automatizado de dupla embreagem. Embora não tenha sido testado em trechos off-road, a Quattroruote destaca que o seletor de modos de condução com sete opções de acerto — além da tração com bloqueio da caixa de transferência e do diferencial traseiro — apontam para uma capacidade fora do asfalto superior a dos SUVs comuns.

Outro ponto destacado pela publicação é o comportamento do Ford Bronco Sport em rodagem. Com alta posição de guiar e um capô longo, que amplifica a “percepção de domínio”, a direção foi elogiada pelo “ótimo diâmetro de giro, boa precisão e feedback”, enquanto a suspensão é macia e, nas curvas, “a rolagem é acentuada pelo alto centro de gravidade”. O conforto é amplificado pelo “cuidadoso isolamento acústico da cabine”.


FICHA TÉCNICA

Ford Bronco Sport Badlands
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, injeção direta, turbo
Combustível: gasolina
Câmbio: automática, oito marchas
Potência: 249 cv a 5.500 rpm
Torque: 37,3 kgfm a 3.000 rpm
Tração:
integral
Dimensões: 4,39 m (c), 1,89 m (l), 1,81 m (a)
Entre-eixos: 2,67 m

Peso: 1.684 kg
Preço (Itália): 62.000 euros (R$ 405.000)

Mais na Motor Show

+BBB21: Fiuk queimou todo seu dinheiro em pneus?
+Harley-Davidson Electra Glide Revival inaugura linha Icons Collection
+ Avaliação: Vale a pena comprar um JAC T60 Plus?
+ BMW Wallbox é 26 vezes mais potente que carregador portátil e carrega elétricos de outras marcas
+ Câmera de tráfego flagra tucano (mais uma vez) na Via Anhanguera
+ Renault mexe no prazo de revisão de seus carros; veja o que muda