Na entrevista a jornalistas sobre o desempenho do setor em março, Márcio de Lima Leite, presidente da associação de montadoras, Anfavea, afirmou que é “urgente” a regulamentação pelo governo federal do programa automotivo Mover, com a implementação do chamado “IPI Verde”, que prevê alíquota reduzida ou mesmo zerada para veículos de baixa emissão de CO2.

O Mover foi criado via Medida Provisória no final de 2023 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho do ano passado.

Segundo Leite, a não regulamentação é outro fator, aliado à guerra comercial iniciada pelos EUA, que prejudica a “previsibilidade” dos investimentos de cerca de R$ 180 bilhões anunciados pelo setor automotivo nos primeiros anos do terceiro mandato de Lula.

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Proteção comercial

O presidente da Anfavea também defendeu que o governo federal não deve aprovar três pedidos de grupos chineses para redução de imposto de importação sobre CKDs e SKDs de carros elétricos e híbridos. As siglas se referem a kits de peças produzidas em outros país e que são usadas para montagem de veículos inteiros no Brasil.

Leite não citou quando os pedidos foram feitos ao governo ou qual grupo apresentou os pleitos. Atualmente, segundo a Anfavea, o imposto de SKD varia de 20 a 35% e em CKD de 7% a 35% e os pedidos querem uma redução para 10% e 5%, respectivamente.

Procurado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) não pôde se pronunciar de imediato.

“Não há ambiente para isso avançar e se avançar vai ter impacto em empregos e investimentos”, afirmou o presidente da Anfavea.