01/10/2007 - 0:00
A primeira edição da Revista, em 1994
Nesta edição, MOTOR SHOW completa 13 anos de mercado. Concebida para informar o leitor interessado por tudo aquilo que é movido a motor, a revista se caracterizou, desde o início, pela precisão de suas informações, principalmente as de caráter técnico. Graças a seu apurado corpo formado por jornalistas especializados na área automotiva, a Revista destaca- se também pela criatividade de suas pautas, um dos grandes diferenciais de mercado que colocam nossa publicação entre as três maiores revistas especializadas do mercado nacional no quesito “circulação paga”. Ou seja, MOTOR SHOW é uma das revistas que têm o maior número de leitores que pagam para ter suas informações.
Nossa parceria com a italiana Quattroruote, uma das maiores revistas especializadas do mundo, com uma venda média de meio milhão de exemplares/ mês, permite ao leitor saber antes quais as novidades do mundo automobilístico mundial.
Um marco: o teste “24 horas de Motor Show”
No mercado de automóveis, somente nós temos uma tabela completa de carros novos e usados concebida por um órgão governamental, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe. Na tabela, os preços dos carros novos não são aqueles divulgados pelos fabricantes em suas tabelas de “preços sugeridos”. São, na verdade, os preços médios praticados pelo mercado. Ou seja, até o preço dos carros traduz a realidade quente das ruas e não a frieza de um preço de tabela. Nosso objetivo é informar com precisão ao leitor como está o mercado de automóveis, com seus altos e baixos, com seus bons e maus negócios, com suas vantagens e, principalmente, suas armadilhas. É por isso que uma boa parte de nossos leitores é de lojistas do ramo automobilístico. Para eles, as informações contidas nas páginas da Revista são ferramentas de trabalho.
A última edição, com o novo projeto gráfico
Avaliações das novidades, reportagens sobre os segredos que a indústria automobilística guarda a sete chaves, comparações entre modelos que brigam por um segmento de mercado, perfis de pessoas importantes e curiosas do mundo do automóvel, reportagens de comportamento e serviço, novidades dos salões que acontecem nos sete cantos do mundo, notícias tecnológicas que inovam e eventualmente sacodem o universo do carro e testes de superesportivos de tirar o fôlego são algumas de nossas matérias-primas para que você tenha sempre a melhor e mais precisa informação do mercado nacional e internacional. Nesses 13 anos de mercado, a Revista MOTOR SHOW se aperfeiçoou e tem mudado constantemente. Sempre para melhor.
Carros por quem entende de carro
Para comemorar o aniversário deste ano, nossa equipe de reportagem foi atrás de quem realmente entende de carros para perguntar quais foram os modelos que marcaram suas vidas. Certamente é impossível esquecer qual foi o seu primeiro carro, ou até mesmo aquele que o acompanhou por uma viagem inesquecível… É com este pensamento, aliás, que, desde a primeira edição, MOTOR SHOW trata seu principal objeto de pauta. Existem aqueles veículos que não só marcaram a vida de seus proprietários como também representaram uma revolução no mercado automobilístico nacional. Por isso, perguntamos para os feras da indústria qual carro significou um marco no mercado brasileiro e em sua vida. Confira as respostas e veja como, em seus 13 anos de vida, a revista noticiou estes grandes momentos do mercado.
O Mustang é um dos ícones da indústria automobilística mundial
MARCOS S. DE OLIVEIRA,
presidente da Ford do Brasil
“Um carro marcante é o Mustang, por sua história, estilo e prazer de dirigir. Outro é o Ford Fusion, pela minha participação direta na equipe e processo de desenvolvimento de um produto vencedor em termos de qualidade, características dinâmicas e de desenho”
José Carlos Pinheiro Neto,
Vice-presidente da GMB
“O carro que mais marcou minha vida foi um Opala verde-limão que eu tive no lançamento, em 1974. Foi o primeiro carro esportivo que tive, e sua cor marcou muito. O fato que o tornou especial foi uma viagem que fiz com minha família de Goiânia a São Paulo. Eu adorei o carro. O teto era Las Vegas, de vinil, colocado em cima do capô, que cobria a metade do teto. Agora, o que eu acho que marcou a indústria nacional foi o Monza quatro portas, pois quebrou um paradigma, um tabu. Mudou o mercado inteiro. Foi depois dele que a indústria começou a vender carros quatro portas”
SÉRGIO HABIB,
presidente da Citroën do Brasil
“O carro que marcou minha vida foi um 2 CV. Lembro como se fosse hoje… Eu tinha 19 anos e fui com meu tio esquiar nos Alpes franceses. Como os esquis não cabiam no interior do carro, tivemos que deixá-los enviesados, com uma parte saindo pela janela aberta. Nos divertimos muito, mas nunca passei tanto frio na minha vida!”
JÉRÔME STOLL,
presidente da Renault do Brasil e diretor geral da Renault Mercosul
“Muitos automóveis marcaram a minha vida, e acredito que muitos ainda marcarão, não poderia citar um especificamente. Mas, com certeza, o carro mais representativo da história do mercado brasileiro é a Kombi. Quando cheguei, me surpreendi ao descobrir que ela ainda era produzida aqui depois de 50 anos. Gostaria que os produtos da Renault tivessem a mesma longevidade no mercado nacional”
A Pajero é o segundo SUV mais vendido do Brasil
RENATA SOUZA RAMOS,
diretora de Marketing da Mitsubishi Brasil
“Para mim, dois produtos marcaram a história da Mitsubishi: a L200 e a Pajero. Construímos a marca em cima destes dois produtos. A L200 trouxe um novo conceito de cabine dupla com muita resistência, além de abrir um leque de eventos esportivos. Esses dois modelos ajudaram a construir uma comunidade esportiva e aventureira da Mitsubishi. A Pajero marcou o conceito de SUV. Explorou muito esta nova categoria de utilitários aventureiros, que aliam status a segurança e aventura”
CLEDORVINO BELINE,
presidente da Fiat do Brasil
“O carro que marcou minha vida foi, sem dúvida, o modelo Fiat 520. Foi uma delícia restaurar esta obra de arte. Sou colecionador e esse foi o primeiro carro antigo que adquiri. Inesquecível!”
Luiz Carlos Andrade Jr,
Vice-presidente sênior da Toyota Mercosul
“Pessoalmente, eu considero o Corolla, lançado no Brasil em junho de 2002, um marco na indústria nacional. O modelo estabeleceu uma verdadeira revolução no segmento dos sedãs médios no que diz respeito a conforto, design, dirigibilidade, qualidade, durabilidade e confiabilidade. Até hoje, mesmo após cinco anos de sua chegada ao mercado nacional, o Corolla arrebata uma legião de fãs por todo o Brasil, e a maior prova disso é o excelente desempenho de vendas do modelo que a Toyota vem registrando em 2007”.
PAULO TAKEUCHI,
diretor de Relações Institucionais da Honda
“O carro que marcou minha vida foi o Civic DX Hatch, importado na metade da década de 90. Foi o primeiro modelo da linha Civic que adquiri, além de ser meu primeiro carro automático. O que mais me impressionou foram sua agilidade e confiabilidade, pois tratava-se de um automóvel que praticamente não necessitava de manutenção. Ele revolucionou meu conceito sobre automóveis. Já pensando nos últimos 13 anos de Brasil, o Fit é um automóvel que materializa com muita propriedade o conceito da Honda: “O máximo para o homem. O mínimo para a máquina”. É uma inovação para o mercado que acabou por criar um novo segmento, pois reúne, num só veículo, os benefícios inerentes a três categorias de veículos: sedãs, minivans e compactos. Entre seus destaques estão o amplo espaço interno, as diferentes configurações dos bancos e a motorização 1.4, que, em 2003, quando foi lançado, era exclusiva”.
THOMAS SCHMAL,
presidente da Volkswagen do Brasil
“Na minha opinião, o carro que marcou e continua marcando a indústria automobilística brasileira é, sem dúvida, o Gol. Um automóvel econômico e resistente, com mecânica confiável, que se comporta bem em todas as situações: na cidade ou na estrada, no passeio ou no trabalho. Um veículo oferecido em diferentes versões para atender diversos tipos de clientes. Um carro que é sucesso de vendas há mais de duas décadas e que continua sendo líder de mercado”
THOMAS BESSON,
presidente da Nissan Mercosul
“A Nissan teve um grande marco em sua história com o lançamento do 350Z, uma releitura do 240Z, apresentado pela primeira vez há mais de 35 anos. Para a Nissan do Brasil, o lançamento desse carro foi muito importante para associar a imagem da marca, até então muito focada em off-road, ao conceito de inovação e vanguarda”