A guerra entre as marcas de luxo alemãs é disputada modelo a modelo, versão a versão. Cada movimento do adversário é respondido sistematicamente. Não surpreende, portanto, que a BMW prepare uma ofensiva contra os Audi A5 – principalmente na versão Sportback, quatro portas, sem concorrente direto e que, na Europa, é sucesso absoluto.

A BMW sempre teve seu Série 3 Coupé, nascido em 1975 com duas portas e que, a partir de segunda geração, ganhou a versão conversível. Também é verdade que essas variações, hoje feitas na base do Série 3 antigo, superam o A5 nas vendas globais. Mas isso não basta para a BMW. Afinal, ninguém gosta de perder em casa.

Por isso, a marca bávara não vai simplesmente completar a Série 3. Como já adiantamos, ela planeja toda uma família de modelos inéditos, chamados de Série 4. Maiores e mais sofisticados que os Série 3, terão três tipos de carroceria – conversível e cupê duas e quatro portas – exatamente como os Audi A5.

Embora a plataforma dos Série 4 seja a mesma dos “3”, os carros serão mais imponentes – mais longos e mais largos, para se igualarem ao porte dos rivais. Além disso, a versão cinco portas (Gran Coupé) terá o entre-eixos alongado. Esteticamente, os Série 4 também serão diferentes: o para-choque dianteiro terá uma abertura, os faróis serão esticados para tocarem a grade central e o olhar “carrancudo” será aliviado, como você confere nas ilustrações destas páginas, feitas a partir do modelo _ agrado em testes.

Como os novos BMW compartilharão a plataforma com os Série 3, os motores serão similares. Haverá uma versão 428i equipada com o quatro cilindros 2.0 de 245 cv, e uma 435i, com o 3.0 seis cilindros de 306 cv. Fala-se também em uma variante híbrida que, diferentemente das versões híbridas já existentes do Série 3, deve ser plug-in (recarregável na tomada). A última versão virá só em 2014, bem como o superesportivo M4 , que deve adotar um motor seis cilindros biturbo de 450 cv (o V8 do M3 anterior tinha 420 cv) e usar muito alumínio e fibra de carbono.

Apesar de equivalentes em equipamentos e mecânica, os novos modelos serão mais caros. Afinal, quanto maior o número da série, maior o preço – outro bom motivo para a BMW inovar. O Série 4 cupê estreia no Salão de Genebra, em março de  2013, e o conversível no fim doano. Resta conferir se, por esse valor a mais, a BMW entregará um design tão atraente quanto o dos Audi. Ao que tudo indica, há um grande risco de que isso não aconteça.