01/07/2012 - 0:00
No dia 22 de maio, o governo federal diminuiu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis vendidos no Brasil. Ou seja, quase todos os carros ficaram mais baratos – tanto para compras à vista quanto para financiamentos. Esse abatimento vale até 31 de agosto, o que dá a você pouco menos de dois meses para decidir se é – ou não – a hora de comprar seu carro novo. Os maiores descontos foram dados para os modelos de motores com até 1.000 cm3, que tiveram isenção total do imposto – quando fabricados no Brasil. Mas todos os veículos com motor de até 2,0 litros foram beneficiados, assim como todos os utilitários – sejam eles nacionais ou importados. “Não tenho dúvida nenhuma em afirmar que esta é a hora para comprar”, disse à MOTOR SHOW Paulo de Tarso Petroni, da tradicional consultoria britânica PricewaterhouseCoopers. Mas fique atento: essa regra, ou sugestão, não vale para todo mundo. Cada caso é um caso – e é preciso analisar o mercado com cuidado.
Se você tem dinheiro para pagar à vista, ou se ao menos tem o valor total da entrada, não deve titubear. Feche negócio o mais rápido possível: as taxas de juros estão mais baixas, o IOF regrediu e os preços estão, de fato, atraentes. Um Renault Logan, que há um mês valia R$ 27.750, agora sai por R$ 26.230. Muitas marcas estão aproveitando a correria às concessionárias para reduzir os estoques, bastante elevados antes da medida. Estão oferecendo acessórios, diminuindo seu lucro, facilitando a entrada… A ordem é não perder nenhum negócio.
Mesmo que esteja pensando em comprar um carro importado, pode fazê-lo sem medo de errar: no ano passado, em outra medida, o governo majorou em 30 pontos percentuais o IPI dos carros fabricados fora do Mercosul e do México – até dezembro de 2012. Por isso, muita gente acha que, se esperar até o fim deste ano, poderá comprar importados, principalmente chineses e coreanos (como o Kia Picanto), não com 7% de desconto no IPI, mas com 37%. Ledo engano. “No início de 2013, começa a vigorar o novo regime automotivo e, nele, todos os carros, sejam eles nacionais, sejam importados, terão o IPI elevado em 30 pontos percentuais”, explica Paulo de Tarso. Quem quiser baixar isso terá que cumprir pré-requisitos como investimento no país e redução de consumo de combustível, entre outros, para ganhar descontos. Ou seja, a tendência é que os importados continuem com alíquota maior – ao menos num primeiro momento. Então, vale a pena aproveitar as condições especiais oferecidas até o próximo mês.
Focus zero-quilômetro
Antes do IPI – R$ 64.000
Depois do IPI – R$ 61.000
Focus 2008
Antes do IPI – R$ 31.020
Depois do IPI – R$ 29.447
Na troca pelo zero R$ 22.000
A coisa fica complicada se você tem um carro para vender ou dar como parte de pagamento, pois o zero-quilômetro mais barato derrubou o preço dos usados. Além disso, com mais gente de olho no automóvel novo, os que já têm alguns dígitos no hodômetro, além de perderem em valor, se amontoam nas lojas por falta de interesse dos clientes. Em 2008, após o governo tomar uma medida semelhante de redução do IPI para reforçar a economia contra a crise internacional, a manobra afetou de tal forma o mercado que muitos comerciantes acabaram fechando as portas. Para não correr esse risco novamente, as revendas não estão sequer aceitando usados como entrada. As que o fazem não têm pudor algum em oferecer pouco. “Começamos 30% abaixo da tabela, se o carro estiver em perfeitas condições. Se não, pagamos menos”, afirmou o vendedor de uma loja sem bandeira. É compreensível: afinal, eles não têm ideia de quanto esse carro valerá quando os preços se normalizarem nem imaginam quanto tempo vão demorar para revendê-lo. Quanto menos capital empatado na transação, maior a chance de sobrevivência.
March 1.0 zero-quilômetro
March preço anunciado em abril – R$ 26.990
March anunciado depois do IPI – R$ 24.990
Trocar não vale a pena
A tabela Fipe/MOTOR SHOW de julho começa a indicar o rumo que as coisas vão tomar. Ela revela que os preços dos usados caíram bem mais que o dos zero-quilômetro. Por isso, trocar o usado pelo novo, agora, pode significar perder dinheiro. Exemplo: no final de junho, tentamos vender um Ford Focus GLX 2.0 automático, ano 2008, em lojas de seminovos. A Tabela Fipe/ MOTOR SHOW que estava em vigor era a de junho, e o veículo ainda aparecia com valor de R$ 31.020 (hoje está em R$ 29.447). Em uma situação normal, lojistas ofereceriam cerca de R$ 3 mil a menos na troca por outro carro, que seria seu lucro. Na troca por um Focus zero (que teve 50% de desconto de IPI e ficou 4% mais barato), recebemos ofertas de, no máximo, R$ 22 mil. Para aproveitar o desconto de 4% (cerca de R$ 3 mil), perderíamos ao menos R$ 6 mil no usado.
Para quem tem dinheiro na mão, o momento é bom para comprar um carro, mesmo que seja importado. Já se você quer trocar seu usado por um zero-quilômetro, tome cuidado para não perder dinheiro
Para não levar a pior, o ideal seria pagar o carro novo sem vender o usado. Faça as contas e veja o quanto vai perder na troca. A Tabela Fipe/MOTOR SHOW será fundamental nessa análise – tanto a atual quanto a do mês passado, que mostra o quanto seu carro valia antes das mudanças. Se o valor perdido for muito mais alto que a economia no zero, como no caso citado, compensa até mexer na poupança: foi a solução encontrada por Gabriel Freitas. Ele quer trocar seu Uno 2010 por um Punto zero, mas, depois de analisar as possibilidades, decidiu tirar a entrada de suas economias e fazer um financiamento curto. “Consegui uma taxa de juros bem melhor e vou esperar para vender meu Uno na alta”, brinca. “Na época, vou decidir entre quitar o financiamento ou aplicar o valor que conseguir com o usado”, completa.
Para quem não tem essa possibilidade, melhor deixar o negócio para depois. Aí, vale a pena investir na recuperação de seu possante. Na seção Serviço, mostramos como recuperar o visual de um automóvel e deixá-lo com cara de novo gastando pouco. Com esse pequeno investimento, talvez você consiga melhores ofertas. Não se precipite, pois nem sempre um bom desconto significa um bom negócio.
Sobe e desce
Aumento no IPI
Em 2011, o governo elevou, por um ano, em 30 pontos percentuais o IPI dos automóveis. No mesmo decreto, concedeu um desconto no imposto, também de 30 pontos, para modelos fabricados no Brasil, Mercosul e México. Com isso, apenas os importados – especialmente coreanos e chineses – passaram a ter tributação maior. A medida fica em vigor até dezembro.
Desconto no IPI
Em 22 de maio, o governo lançou um pacote que baixou o IPI dos automóveis. Os descontos na alíquota vão de três a sete pontos percentuais. Carros nacionais até 1.0 ficarão isentos do tributo até dia 31 de agosto.
Novo regime automotivo
A partir de 2013, todos os carros nacionais e importados continuam com os 30 pontos percentuais a mais no IPI, fixado entre 37 e 43%. As empresas que quiserem pagar menos terão que cumprir exigências como usar mais insumos nacionais, investir em desenvolvimento, diminuir o consumo e controlar as emissões de poluentes. As metas batidas valem pontos que se convertem em até 32 pontos de abatimentos no imposto.