IPVA 2020 vence hoje (9) para carros com placa final 1

Pagamento pode ser realizado em parcela única ou em até três vezes. Imposto vale para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares

Rodrigo Petterson/Agência Istoé

Os proprietários de veículos com placa final 1 devem realizar hoje (9) o pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores). Amanhã (10), encerra o prazo para os veículos com placa final 2.

A quitação do valor pode ser realizada em parcela única, com desconto de 3%, ou parcelada em até três vezes (janeiro, fevereiro e março). O IPVA vale para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares.

Os proprietários podem consultar e pagar o débito diretamente nas agências bancárias, terminais de autoatendimento ou internet banking. Basta ter em mãos o número do Renavam do veículo.

A consulta aos valores também pode ser feita no portal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Além do Renavam é preciso também informar a placa do veículo.

Quem não efetuar o pagamento recebe uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual é fixado em 20%. Nos casos de não pagamento, a penalidade passa para 40% do valor do IPVA e o dono fica impedido de sacar os créditos da Nota Fiscal Paulista. Além disso, o veículo pode ser apreendido, com aplicação de multa e sete pontos na CNH.

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga