IPVA atrasado: quase 1 milhão de proprietários estão com dívidas em SP; veja o que fazer

0
2
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo - Luis Blanco/A2IMG

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) notificou, na última terça-feira (26), mais uma leva de devedores do IPVA 2021.

Ao todo foram 964.463 proprietários de veículos, totalizando cerca de R$ 936.863.029,73 em dívidas. É a terceira notificação feita aos inadimplentes do IPVA 2021 e engloba todos os finais de placa.

+ Carro com placa final 8 deve ser licenciado este mês; veja como fazer
+ Prepare o bolso: IPVA deve ficar mais caro com valorização de novos e usados


Segundo a Diretoria de Arrecadação, Cobrança e Recuperação de Dívida (Dicar), a arrecadação com as notificações será injetada nos cofres do Governo do Estado de São Paulo e das 645 prefeituras paulistas.

Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação.

Como ocorre a notificação?

A notificação ocorre exclusivamente via Diário Oficial do Estado e traz a identificação do proprietário, do veículo, o valor do imposto, da multa incidente e dos juros por mora. Não haverá notificação via Correios ao domicílio tributário do proprietário.

Pagamento

O pagamento pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento. É preciso informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado.

O que ocorre se não quitar o débito?

O proprietário que não quitar o débito ou não apresentar defesa no prazo de 30 dias terá a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual) e na Dívida Ativa do Estado de São Paulo.

No último caso, a administração do débito em dívida ativa é transferida à Procuradoria Geral do Estado (PGE), que encaminhará o débito ao Cartório de Protestos e poderá iniciar o procedimento de execução judicial.

Informações 

Para mais informações, os proprietários podem acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, neste link, ou nos telefones 0800-0-170-110 (chamadas de telefone fixo) e (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas de celular).

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?
+ Sprinter vira motorhome completo; conheça o modelo
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+ Nissan inicia as vendas do Kicks XPlay nas concessionárias; veja o preço
+ Crise dos chips: entenda por que faltam carros zero no mercado e os preços dos usados dispararam
+ Kombi motorhome: conheça a empresa que customiza o modelo
+ Veja quais são os 10 carros populares mais roubados em SP
+ Confira a galeria de fotos do Fiat Pulse
+ Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0