A partir de agora, os proprietários de veículos podem pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) via Pix em São Paulo – que inclui a regularização do IPVA em atraso. O fato é que a Sefaz-SP passou a oferecer a possibilidade de pagamento a partir desta quarta-feira, 25.

Com a nova modalidade, o cidadão pode realizar o pagamento por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras.

De acordo com a Sefaz-SP, “esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os desbancarizados e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais”. Veja aqui a lista de instituições.

IPVA Pix – Crédito: Divulgação Sefaz-SP

+ CNH com mais de 10 anos? Polícia prende homem que mostrou documento falso com erro grosseiro
+ Não passou no teste da CNH? Nova lei em tramitação garante 2ª prova gratuita

Como pagar com Pix?

  • Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP;
  • Informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento;
  • O QR code Pix tem validade de 15 minutos;
  • Caso não seja pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP);
  • Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

A Sefaz-SP também afirma que, até o final do ano de 2023, também será possível pagar com Pix a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no Estado.