O IPVA segue como um dos impostos mais pesados para o proprietário de veículos em São Paulo e, em 2026, a conta ficou ainda mais sensível para parte da frota. Mesmo sem aumento de alíquota, o imposto acompanhou a valorização do valor venal de diversos modelos, especialmente os de alto luxo, esportivos e veículos especiais.

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Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Calculado com base no valor de mercado definido pela tabela oficial da Secretaria da Fazenda, o IPVA paulista mantém alíquotas de 4% para automóveis, 2% para motocicletas, ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos similares. O resultado é que modelos raros e exclusivos acabam gerando cifras milionárias também na arrecadação do imposto. Dentro desse cenário, alguns veículos se destacam como os mais caros do estado por categoria:

Automóvel: Ferrari Daytona SP3 passa de R$ 730 mil

Ferrari Daytona SP3 – Foto: Ferrari/divulgação

O maior IPVA de São Paulo em 2026 entre os automóveis pertence a uma Ferrari Daytona SP3, ano 2023. Com apenas uma unidade registrada no estado, o superesportivo tem valor venal de R$ 18.291.927,00. Aplicada a alíquota de 4%, o imposto devido chega a R$ 731.677,08, um valor que supera o preço de muitos carros novos vendidos no país.

Rolls-Royce Cullinan lidera entre os SUVs

Foto: Divulgação

Entre camionetas e utilitários, o topo da lista fica com um Rolls-Royce Cullinan B, também ano 2023 e com apenas uma unidade na frota paulista. Avaliado em R$ 7.614.003,00, o SUV de ultra luxo gera um IPVA de R$ 304.560,12, reflexo direto da combinação entre exclusividade, alto valor de mercado e a alíquota aplicada a esse tipo de veículo.

Mercedes-Benz eActros 400 é o caminhão mais caro da categoria

Mercedes-Benz eActros 400 – Foto: divulgação

No segmento de caminhões, o maior valor de IPVA registrado em São Paulo em 2026 é de um Mercedes-Benz eActros 400, ano 2024. O modelo elétrico, com uma única unidade na frota estadual, tem valor venal de R$ 1.730.263,00. Como caminhões são tributados a 2%, o imposto chega a R$ 25.953,95.

Ônibus e micro-ônibus: Induscar Millennium lidera

Caio Induscar eMillenium – Foto: divulgação

Entre ônibus e micro-ônibus, o destaque vai para o Induscar Millennium ES U, ano 2025. Diferentemente das outras categorias, esse modelo tem uma frota de 59 unidades no estado. Cada veículo possui valor venal de R$ 1.998.569,00, resultando em um IPVA individual de R$ 39.971,38, também com alíquota de 2%.

Moto Ducati Panigale V4 R encosta nos R$ 11 mil

Ducati Panigale V4 2025 - Foto: divulgação
Ducati Panigale V4 2025 – Foto: divulgação

No universo das motocicletas, o IPVA mais alto de São Paulo pertence a uma Ducati Panigale V4 R, ano 2023. Com valor venal de R$ 532.924,00 e apenas uma unidade registrada no estado, a superesportiva gera um imposto de R$ 10.658,48, valor que deixa claro como motos de alto desempenho também entram forte na arrecadação.

Como o IPVA 2026 chegou a esses números?

Mesmo sem mudança nas alíquotas, o IPVA 2026 refletiu a atualização dos valores venais, que acompanham o mercado e a valorização de modelos específicos. Veículos raros, importados, esportivos ou de produção limitada tendem a manter preços elevados, o que impacta diretamente o imposto.

Contratar um empréstimo para pagar o IPVA parcelado pode ser uma saída, mas o contribuinte deve ficar atento aos juros
carro e moedas – Crédito: Freepik

Hoje, São Paulo concentra a maior frota do país, com dezenas de milhões de veículos registrados, e o IPVA segue como uma das principais fontes de arrecadação estadual. Para o proprietário, especialmente de modelos fora do padrão, o imposto deixa claro que o custo de manter um veículo exclusivo vai muito além do valor de compra.