ROMA (Reuters) – O grupo Iveco e a chinesa Foton chegaram a um acordo preliminar de cooperação no segmento de vans elétricas na Europa e na América do Sul, informou a fabricante italiana de caminhões e ônibus nesta terça-feira.

As duas montadoras “investigarão a opção de utilizarem canais de vendas da Iveco para a comercialização de um furgão elétrico na Europa e na América do Sul na categoria mais leve”, abaixo de 3,5 toneladas, disse a Iveco. A empresa não forneceu detalhes financeiros sobre o acordo.

O grupo Iveco, líder de mercado no segmento de vans na Itália, disse em março que planejava se concentrar em parcerias novas e mais profundas para o crescimento futuro, ao revelar um plano de negócios de cinco anos que tem como meta um aumento de 20% na receita até 2028.

A empresa disse que a parceria com a Foton faz parte de sua “estratégia abrangente de eletrificação para estender” sua linha abaixo da categoria coberta por suas vans Daily, que têm maior porte.

Iveco e Foton poderão posteriormente explorar sinergias adicionais, incluindo outras atividades na Europa e na América do Sul, e oportunidades de fornecimento por meio da unidade de trem de força da Iveco, a FPT Industrial, afirmaram.

No início deste ano, a Iveco assinou um acordo com a Hyundai Motor para que o grupo sul-coreano forneça um veículo comercial leve totalmente elétrico para a fabricante italiana de caminhões e ônibus, expandindo uma parceria existente.