Em outubro de 2005, a Chevrolet apresentou a nova geração do Vectra. Ela tinha a dura missão de recuperar as vendas perdidas para os japoneses Civic e Corolla – de janeiro a julho daquele ano, o sedã tinha 0,34% de participação no total das vendas de automóveis (excluindo comerciais leves) contra 1,62% do Honda e 2,46% do Toyota. O novo Vectra chegou com desenho conservador, “inspirado” no Astra europeu, mas não foi suficiente para derrotar os japoneses.

Para piorar, em 2006, foi lançado o futurista New Civic, que, já em 2007, superou o Corolla, na época líder de vendas. Em 2009, a nova geração do Toyota retomou o primeiro lugar – que ocupa até hoje. Ao Vectra, restou o quase eterno terceiro lugar (só no total de 2006 superou o Civic, por 2.226 unidades).

Mas este é um ótimo resultado, considerando a popularidade dos japoneses. E mais: comparando os resultados de 2005 com o mesmo período deste ano, o Vectra mostra uma evolução. Tem 0,8% de participação (mais que o dobro), enquanto Civic e Corolla caíram: têm 1,23% e 2,16%. A razão do sucesso? Para começar, a boa lista de equipamentos, que, neste Elite (R$ 71.872, só com câmbio automático), inclui rodas 17″, retrovisor aquecível e dobrável eletricamente, quatro airbags, sensor de chuva, saias laterais, CD (com subwoofers e amplificador), bancos em couro e outros (só falta o acendimento automático dos faróis). Teto solar e banco com ajuste elétrico são opcionais.

A novidade da linha 2011 está nas listas de série das versões Expresion (R$ 56.967 – ganhou ar digital e airbag duplo) e Elegance (R$ 62.289 – além desses itens, tem ABS, computador de bordo e sensor de chuva.

O motor é menos potente que o 2.0 do Corolla, e o câmbio automático, com quatro marchas e sem opção sequencial, apesar das trocas suaves, “mata” a agilidade do carro (zero a 100 km/h em 12s8, contra 10s9 com câmbio manual). Se quiser mais esportividade, opte pelo manual.

Depois de cinco anos, é hora de mudar. Um novo Civic chega em no máximo dois anos, enquanto o Corolla atual deve viver até 2013 ou 2014. E a Chevrolet, o que fará? Será que sai do terceiro lugar? O Kia Cerato, quarto colocado em agosto, já está na cola do Vectra…