O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, divulgou nesta terça-feira (13) os resultados de testes de segurança de mais três modelos: JAC e-JS1, Kia Sportage e Mitsubishi Outlander.

O primeiro veículo elétrico avaliado pelo Latin NCAP, o elétrico e-JS1 ganhou zero estrela.

Segundo divulgado pelo Latin NCAP, o veículo, que oferece dois airbags como equipamento padrão, atingiu 0% em proteção para o ocupante adulto, 6,34% para o ocupante infantil, 20,25% para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,98% em assistência à segurança.

“No impacto frontal apresentou estrutura instável e também estrutura instável para a área dos pés. A proteção torácica do motorista foi pobre, o que significa uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, levando a zero ponto na colisão frontal para a segurança dos adultos. O sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico após uma colisão não funcionou no teste de colisão frontal, criando riscos adicionais e sérios que não devem ser negligenciados”, afirma em nota divulgada.

+ Latin NCAP: VW Nivus recebe 5 estrelas em segurança; assista ao teste
+ ID. Buzz obtém nota máxima em testes de segurança na Europa; assista
+ Novo VW Polo recebe 3 estrelas (de 5) em testes de segurança; assista
+ Chevrolet Tracker recebe pontuação máxima de segurança; assista
+ Fiat Strada é líder em vendas, mas tem apenas 1 estrela em segurança

Kia Sportage

O Kia Sportage, por sua vez, alcançou três estrelas. O SUV, que agora oferece seis airbags e ESC como equipamento padrão, atingiu 82,31% de proteção para o ocupante adulto, 71,57% para o ocupante infantil, 47,56% para a proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em assistência à segurança.

O programa destaca que “o veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação”.

Mitsubishi Outlander

Já o Mitsubishi Outlander, produzido no Japão e que deixou de ser fabricado no Brasil, alcançou cinco estrelas. O Outlander tem sete airbags (dois frontais, um para o joelho do motorista, dois laterais para o corpo e dois laterais de cortina para a cabeça), e ESC como equipamento padrão.

Ele apresentou 90,5% de proteção para o ocupante adulto, 91,33% para o ocupante infantil, 54,71% em proteção de pedestres e usuário vulneráveis das estradas e 84,17% em assistência à segurança.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Pioneer lança três subwoofers, de 8, 10 e 12 polegadas; conheça
+ Novo Aveo: confira o visual do hatch da Chevrolet
+ Preço médio da gasolina no Brasil cai pela 3ª semana consecutiva
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Saiba mais detalhes da Nova Chevrolet Montana
+ Câmbio automático: quando preciso trocar o filtro?
+ Honda X-ADV 2023: com nova cor, scooter fica quase R$ 10 mil mais cara
+ IPVA 2023: calculadora mostra quanto você vai pagar no imposto; acesse
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Onix Plus é o sedã 0km mais vendido em 2022; confira o ranking
+ Volkswagen Jetta GLI 2023 agrega mais tecnologia na linha 2023
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ MPF entra com ação contra a Jeep por 22 problemas no Compass
+ Jeep faz recall de Renegade, Compass e Commander; veja os detalhes