Tem VUC elétrico novo na área. É o JAC E-JT3,5 que, apesar do nome complicado, quer facilitar a vida de comerciantes e empresas que precisam de um caminhãozinho elétrico para usar na área urbana. Preço? R$ 300 mil.  

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JAC E-JT3,5 – Foto: JAC/divulgação

Ele é do porte de um Hyundai HR ou Kia Bongo, e, inclusive, os dois coreanos parecem ter sido forte fonte de inspiração para os chineses da JAC. O E-JT3,5 se parece muito com ambos. Pesando pouco menos de 1.800 kg, ele tem capacidade de carga de outros 1.700 kg, fechando a conta com 3.495 kg de PBT (Peso Bruto Total). Com isso, é considerado VUC, e pode ser dirigido com CNH Tipo B, a mesma de carros pequenos.  

O caminhãozinho elétrico permite a instalação de baús de 8 a 15 m³, ou outros tipos de encarroçamento, de acordo com as necessidades do proprietário. Ele usa um motor elétrico traseiro de 150 cv de potência com 30,6 mkgf de torque, alimentado por uma bateria de 64 kWh de capacidade. Segundo a JAC, a autonomia máxima é de 230 km.  

JAC E-JT3,5 – Foto: JAC/divulgação

Curiosamente, é um dos primeiros veículos da marca chinesa a vir com entrada de carregamento Tipo 2, a mesma da maioria dos EVs a venda no Brasil, o que dispensa o uso de adaptadores. Em fontes de 70 kW, o VUC consegue recuperar 80% da sua carga em 1 hora e 15 minutos plugado. Em wallbox, são cerca de 8 horas e 30 minutos.  

Bastante urbano, ele tem velocidade máxima de 90 km/h, e oferece dois modos de condução de série: Eco e Normal. A tração é sempre traseira, e na cabine vão três ocupantes (motorista e dois passageiros). O modelo não é monobloco, ou seja, tem chassi separado da cabine. 

JAC E-JT3,5 – Foto: JAC/divulgação

Direção elétrica, volante multifuncional com ajuste de altura, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), porta USB, central multimídia touchscreen, painel de instrumentos com tela digital colorida, retrovisores externos com desembaçador, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, luzes diurnas em LED (DRLs), monitor de pressão dos pneus (TPMS), airbag duplo, ESP, Hill Holder e outros itens são de série. Não há opcionais.  

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Com consumo declarado de 28 kWh a cada 100 km, ele gera um custo de recarga de R$ 28 nessa distância, considerando o preço médio do kW no Brasil. Dessa forma, se um operador dirige 150 km por dia, chega a economizar R$ 1.500 por mês somente em combustível, ou R$ 18 mil em um ano. Esses são cálculos da JAC, que também diz que o custo de manutenção do E-JT3,5 é até seis vezes menor que o de rivais a combustão.