22/10/2024 - 6:50
Após lançar a picape Hunter no mercado brasileiro, o Grupo SHC, importador oficial da JAC Motors no país, prepara uma versão elétrica do modelo. Trata-se da primeira picape 100% elétrica 4×4 do mercado brasileiro.
Vale destacar que a marca já comercializa um modelo apenas a bateria, a grande iEV-330P (R$ 389.900).
Denominada de Hunter EV 4×4, ela será equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram 290 cv de potência e 62,2 kgfm de torque. O conjunto permite que a picape chegue a 100 km/h em 5,9 segundos.
Equipada com baterias de 88,3 kWh (LiFePO4), a configuração oferece 313 km de autonomia (ciclo WLTP).
Para Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors no país, “a versão elétrica Hunter EV 4×4 é a picape mais rápida do Brasil, e também tem capacidade de carga de 1.050 kg, a mesma das picapes a diesel do mercado”.
A expectativa é que ela seja anunciada ainda este ano e seja mais uma opção entre opções como a recém-lançada e híbrida plug-in BYD Shark e os demais modelos a combustão mais tradicionais, como S10, Hilux e Ranger.
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Hunter HD
A Hunter HD 4×4 AT a diesel desembarcou com o preço de lançamento de R$ 239.900, para os primeiros mil compradores. Depois, ela será oferecida a R$ 259.900. A marca promete “condições especiais de venda direta ao produtor rural”. Uma outra opção a diesel com transmissão manual da picape também está programada para ser lançada em 2024.
Concorrentes
Inicialmente, o veículo será vendido mais barato que opções de entrada de cabine dupla da Chevrolet (S10 WT MT – R$ 254.990) e da Toyota (Hilux STD Power Pack – R$ 243.790).
O preço será o mesmo de uma Titano Volcano Turbodiesel AT 4×4 (R$ 239.990) e, após o período de lançamento, terá o mesmo valor topo da Fiat (Titano Ranch Turbodiesel AT 4×4 (R$ 259.990).
No entanto, ainda está longe dos R$ 219.990 da opção de entrada da Ranger (Black 2.0L 4×2 AT Diesel).
Tamanho
Na fita métrica, a Hunter tem altura de 1,92 m, comprimento de 5,33 m, largura de 1,96 m e entre-eixos de 3,11 m. Já sua capacidade de carga é de 1.400 kg.
Veja abaixo as dimensões de outros concorrentes:
Chevrolet S10: 5,361 m (c), 1,874 m (l), 1,831 m (a)
Toyota Hilux: 5,325 m (c), 1,855 m (l), 1,815 m (a)
Fiat Titano: 5,330 m (c), 1,963 m (l), 1,897 m (a)
Ford Ranger: 5,372 m (c), 1,620 m (l), 1,886 m (a)
Motorização
Sob o capô está o motor 2.0 turbodiesel, que entrega 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque, tudo associado ao câmbio automático de oito marchas da ZF. A tração é 4×4, com opções 4×2 (traseira), 4×4 High (integral) e 4×4 Low (reduzida). Há ainda quatro modos de performance: Normal, Esporte, Econômico e Lama.
Visual
O design conta com linhas retas, capô elevado, larga grade frontal emoldurada e conjunto óptico dividido, com faróis afilados em LED.
As laterais apresentam emblemas, retrovisores e puxadores cromados e rodas aro 18 diamantadas.
Atrás está a logo gigante da marca na tampa da caçamba (JAC) e lanternas em formato de filete de LEDs.
Interior
O interior, que parece ter um bom acabamento, agrega couro marrom no painel e nos bancos, volante com base reta, saídas de ar retangulares, painel de LCD colorido de 7 polegadas e central multimídia de 13 polegadas.
O que oferece?
A lista de acessórios de série engloba:
- Estribos;
- Rack;
- Santantônio;
- Teto solar;
- Painel de LCD colorido de 7 polegadas;
- Central multimídia de 13 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay);
- Poltronas dianteiras com ajustes elétricos;
- Direção elétrica com modos personalizáveis (Normal, Conforto e Esportivo);
- Sistema de som com oito alto-falantes;
- Freio eletrônico com Auto Hold;
- Iluminação ambiente de LEDs;
- Ar-condicionado digital;
- Retrovisores rebatíveis eletricamente;
- Seis airbags.