A JAC Motors Brasil formalizou junto ao governo de Goiás o processo de instalação da primeira fábrica da montadora chinesa no País. O projeto do complexo industrial, ainda em fase de seleção do terreno, irá receber um investimento de R$ 200 milhões. Quando estiver pronta, daqui a dois anos, a fábrica terá capacidade de produzir até 35 mil unidades/ano de dois modelos: o aventureiro JAC T40 (confira a avaliação aqui) e um novo carro, ainda sob sigilo.

Entre janeiro e novembro, segundo dados da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), a JAC comercializou 3.182 automóveis no País, dois quais 2.023 unidades foram do crossover T5 e 611 do aventureiro T40. A expectativa da empresa para 2018 é de conseguir dobrar o número de unidades comercializadas no País.

Inicialmente, a JAC iria montar na Bahia uma fábrica com capacidade para produzir até 100 mil automóveis e que deveria entrar em operação em 2014. Com o cancelamento do projeto, a empresa teve suspensa no ano passado a habilitação no Inovar-Auto e foi penalizada com o pagamento de uma multa de R$ 120 milhões. A empresa, porém, obteve liminar para não pagar esta conta, que ainda aguarda julgamento.