Jaguar F-Type será carro de apoio em tentativa de quebra de recorde


O Bloodhound SSC é a máquina construída por uma equipe de britânicos para tentar superar a barreira dos 1.600 km/h no solo. E nada mais natural que o carro-foguete da terra da rainha tenha um veículo de apoio à altura da sua grandeza. Neste caso, um Jaguar F-Type.

Preparado pelo Centro de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, o F-Type R AWD Bloodhound é praticamente idêntico à versão normal de produção, com destaque para o potente motor 5.0 V8 de 550 cv. O destaque é a pintura exclusiva, que reproduz a utilizada no carro-foguete. Algumas mudanças foram feitas para que o Jaguar possa atender ao papel de apoio, como  a instalação de um sistema de rádio comunicador, que é o mesmo instalado no Bloodhound SSC.

RECORDE MUNDIAL

Equipado com um foguete e uma turbina Eurojet EJ200 (a mesma dos caças Eurofighter da RAF), numa potência total de mais de 135 mil cv, o Bloodhound SSC tem 13,4 metros de comprimento e 7,5 toneladas de peso, e tem como meta superar o recorde mundial de velocidade no solo, obtido em 1997 pelo também britânico ThrustSSC, com máxima de 1.228 km/h.

A expectativa é que o novo carro foguete ultrapasse os 1.600 km/h quando for feita a tentativa de quebra de recorde, programada para acontecer até meados de 2016.