Jaguar projeta detector de bicicletas e motos

0
60

A Jaguar Land Rover projeta um sistema que irá alertar o motorista a respeito da aproximação de motos e bicicletas. Ainda sem previsão de lançamento, o sistema chamado de Bike Sense vai além de uma campainha ou uma luz no painel. No lugar desses avisos genéricos, o equipamento vai fazer o uso de sensores para identificar e alertar o motorista. 

Por exemplo: uma buzina vai soar no sistema de som do carro do lado em que estiver o veículo de duas rodas. Conforme a moto ou bicicleta se aproxima, o banco emite uma vibração do lado do ombro direito ou esquerdo. Se mesmo assim o motorista ignorar o perigo, o painel e até as colunas de porta irão mudar de cor e o pedal do acelerador irá vibrar, alertando sobre a presença da moto ou bicicleta.


Ainda segundo a fabricante, o sistema será útil ainda para identificar pedestres que estejam atravessando a rua, mesmo que eles estejam escondidos por outros veículos, e para evitar possíveis acidentes na abertura das portas. Neste caso, além dos alertas luminosos, a maçaneta vibra para alertar sobre o perigo.

Confira abaixo o vídeo de demonstração do sistema: