O sobrenome WRX atesta a vocação esportiva do Subaru Impreza. A sigla signi ca World Rally eXperiment. Ela deixa claro que a versão é resultado de experimentos da marca no rali mundial, WRC. Confesso que, pela fama do carro, antes de testá-lo, estava bastante curioso para colocar sua agressividade à prova. Visualmente, o modelo traz alguns diferenciais em relação ao “convencional”. Entre os principais itens estão: rodas esportivas de 17″, spoilers dianteiros, laterais e traseiros, faróis de xênon, faróis de neblina e brake ligth integrado ao aerofólio traseiro.

O interior é todo preto, com detalhes em prata no painel e no volante. Os bancos são estilo concha e acomodam bem principalmente os ocupantes dianteiros. Apesar de não trazer muitos mimos, a sensação é ótima. Fica evidente que se está a bordo de um esportivo que não tem nenhuma obrigação de surpreender no conforto.

Apresentações à parte, vamos ao que interessa. Não, não estou falando de preço. O mais relevante deste Subaru é mesmo o desempenho. Giro a ignição e o som do motor me pega de surpresa. No lugar do ronco agudo e invocado, escuto um som mais grave, contido, porém não menos imponente. Engato a primeira marcha e reparo que a embreagem é um pouco dura, como em todo bom esportivo. Mas, ao arrancar com o carro, nos primeiros metros, outra surpresa: nada de trancos nem solavancos – característicos da maioria dos esportivos – que sacri cam o conforto quando se anda devagar para priorizar a dinâmica nos momentos de mais emoção.

O Subaru WRX é mais confortável do que muita gente imagina. Sua suspensão é bem macia e absorve bastante as imperfeições do solo. O motorista pode guiar de maneira calma, sem ter que “domar” os cavalos do motor.

Saí do trânsito ansioso para pegar um trecho de estrada e afundar o pé direito para descobrir a verdadeira essência do carro. Nem bem havia acabado o curso do pedal do acelerador, com o acionamento do turbo, senti meu tronco sendo pressionado contra o encosto do banco e alguns instantes depois o WRX já estava pedindo marcha. Tentei engatá-la da maneira mais rápida possível, mesmo assim não consegui acompanhar a velocidade de aceleração do carro e senti um belo solavanco.

A conclusão é que este esportivo é manso até você provocá-lo, aí ele “acorda” e mostra do que é capaz. Seu propulsor boxer 2.5 turbo de 230 cv despeja 32,6 kgfm de torque para as quatro rodas. O Impreza WRX, assim como toda a linha Subaru, tem tração integral permanente. Rodando tranquilamente não dá para sentir muita diferença, mas, no contorno de curvas em velocidades mais altas, o carro realmente gruda na pista.

O Subaru WRX não é o modelo mais apimentado da marca, que conta ainda com o WRX STI, de 320 cv de potência, mas, sem dúvida, é um veículo muito divertido para quem gosta de acelerar, com destaque para o torque e a velocidade de resposta do motor. Por outro lado, na estrada, dependendo da velocidade em que se está andando, ele parece pedir uma sexta marcha. Isso porque é um carro mais acertado para a terra do que para o asfalto, por conta de sua origem nos ralis. De qualquer forma, se você tem R$ 114 mil para gastar em um carro e gosta de guiar de maneira esportiva, o WRX deve atender suas expectativas.

Simples, seu interior pode até ser confundido com o de um compacto. Mas ele tem tudo o que se espera de um esportivo: instrumentos de fácil leitura, bancos estilo concha e muito torque sob o pedal direito