29/09/2025 - 11:03
A Stellantis confirmou nesta segunda-feira (29) que a produção do Jeep Avenger será no Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro. A planta fabrica atualmente os Citroën Basalt, Aircross e C3.
A produção do futuro Jeep integra o plano de investimentos de R$ 3 bilhões que serão aplicados à planta fluminense entre 2025 e 2030. De acordo com a empresa, no início do ano 300 novas contratações foram anunciadas para o Polo de Porto Real e a região receberá cinco novos fornecedores, dos quais dois estarão instalados dentro do parque até 2026. Há a perspectiva de ampliar a produção e reforçar a cadeia de fornecimento e tecnologia na região nos próximos anos.

“A chegada do Avenger no próximo ano reforça toda a conexão da Jeep com o Brasil. Revolucionamos o segmento de SUVs no país nos últimos dez anos, com mais de 1,1 milhão de emplacamentos, e ter o Avenger com produção local e toda a tecnologia que o modelo trará, vai completar a nossa oferta de modelos de sucesso entre os brasileiros.” comentou Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.
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Até aqui talvez o mais promissor fruto da Stellantis – o conglomerado formado em 2021 a partir do casamento entre Fiat Chrysler e Peugeot Citroën –, o Avenger é o primeiro veículo da Jeep a atravessar a fronteira e tomar emprestada a plataforma para compactos CMA, desenvolvida pelos aliados franceses (é a mesma do Peugeot 208, por exemplo).
Como é o Jeep Avenger?
Por conta dessa arquitetura (que em sua variação eletrificada atende por e-CMP), trata-se também do primeiro Jeep capaz de rodar movido apenas por eletricidade. “O Avenger é um componente-chave em uma estratégia global de eletrificação, à medida que a marca caminha para se tornar líder mundial em SUVs de emissão zero”, promete a marca.
Com 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de distância entre-eixos, o Avenger será posicionado abaixo do Renegade, que apresenta respectivamente 4,27 m, 1,80 m, 1,70 m e 2,57 m. O porta-malas, contudo, é maior: 350 litros (ora 380, a depender do padrão medido) contra 320 do Renegade – que carece de uma nova geração.
Credenciais não lhe faltarão. A principal delas é ter sido eleito o Carro do Ano de 2023 do prestigiadíssimo prêmio europeu Car Of The Year, atualmente em sua 62ª edição. Desde o início de 2023, quando começou a ser vendido, até agora, o Avenger soma mais de 100 mil encomendas.

O quarto modelo nacional da Jeep pegará embalo no segmento que se forma abaixo dos SUVs compactos: hatches mais altos e robustos, com um ar de “mini SUV”, que atualmente têm como protagonistas Renault Kardian e Volkswagen Tera. É o típico crossover, termo forte nos anos 1990 e sepultado pela avalanche dos utilitários esportivos.