28/08/2025 - 7:00
O Commander é um SUVzão de sete lugares que sempre fez sucesso no Brasil. Feito sobre a base do Compass, e compartilhando diversos componentes com o irmão menor, ele é o único Jeep brasileiro com opções de motor turbodiesel e turboflex, e sai lá da fábrica de Goiana, no Pernambuco.
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Países que vendem o Jeep Commander

Porém, não só de Brasil vive o tal Commander. Apesar do projeto nacional, ele tem um irmão-gêmeo na Índia, batizado de Meridian, enquanto parte da produção pernambucana é enviada para a América Latina. São quase 8 mil deles circulando em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, México e Uruguai.

Mas ele foi além…e chega agora ao Oriente Médio! Dentre os novos países que receberão o Jeep de sete lugares nacional, estão Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein. Até o final de 2025, mais de 500 unidades serão embarcadas no porto de Suape (PE) com destino aos principais portos do Oriente.
O sucesso do Commander em outros mercados também alavanca as exportações do Grupo Stellantis: em 2024, foram enviados mais de 80 mil veículos, 77% deles feitos em Goiana (PE), mesma fábrica do Jeep de sete lugares. No primeiro semestre de 2025, mais de 39 mil carros nacionais de Jeep e Fiat já foram parar em outros países.
Commander exportados são linha 2026
Vale notar também que o Commander exportado para o Oriente Médio já é o da nova linha reestilizada, modelo 2026. Ele passa a trazer dianteira atualizada com novos faróis, grade e parachoque, enquanto as laterais esbanjam novas rodas (aro 18 ou 19, dependendo da versão), e a traseira passa a vir com uma barra de LED interligando as lanternas. Ainda há mais equipamentos, como câmeras 360º e seletor de marchas por botão giratório, dependendo da configuração.
O Commander 2026 vendido por aqui continua sendo movido pelos mesmos três motores. São eles o 1.3 turboflex de quatro cilindros (176 cv de potência e 27,5 mkgf de torque), 2.2 turbodiesel de quatro cilindros (200 cv e 46 mkgf) e 2.0 turbo a gasolina (272 cv e 40,8 mkgf). Com exceção das unidades 1.3 turboflex, com tração dianteira e câmbio de seis marchas, as demais trazem tração 4×4 com reduzida e transmissão automática de nove velocidades.
Uma das grandes evoluções do modelo 2026 no Brasil foram as reduções de preços, aplicadas para toda a linha: a Longitude T270 de entrada agora sai por R$ 221 mil (redução de R$ 19 mil), a Limited T270 passa a custar R$ 247 mil (menos R$ 11 mil), a Overland T270 agora é tabelada em R$ 274 mil (baixou R$ 7 mil), a Overland turbodiesel agora custa R$ 308,5 mil (redução de R$ 6 mil), e a Blackhawk 2.0 turbo, topo de linha, passa a custar R$ 325 mil (menos R$ 16 mil).