Jeep Compass 2021 é lançado na Europa com motor 1.3 turbo; veja as novidades

O Jeep Compass mudou na Itália e, entre as novidades, está a introdução do novíssimo motor 1.3 turbinado. Já a produção da variante híbrida inicia neste ano

O Jeep Compass 2021 chegou renovado e a começa a ser produzido na fábrica de Melfi, na Itália. Embora sem grandes mudanças estéticas, a grande novidade está sob o capô, com a introdução do novíssimo motor de quatro cilindros a gasolina 1.3 turbinado. Ele deve chegar ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem, para ser fabricado em Goiana (PE). Chamamos de Compass 2021, porque é a linha em que as mudanças serão feitas aqui; lá ele é 2020, enquanto aqui já temos o Compass 2020.


Estão disponíveis 130 ou 150 cv de potência, dependendo da transmissão, e ambos transmitem 27,53 kgfm de torque. Os câmbios disponíveis são: manual de seis marchas e automático de dupla embreagem (DCCT). A tração é sempre dianteira.

Na opção de 130 cv, o Compass (leia nossa avaliação) vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge 192 km/h de velocidade máxima, enquanto o de 150 cv, acelera em 9,1 segundos e crava 199 km/h, respectivamente. Ainda de acordo com o fabricante, o consumo é de 5,7/100 km no 1.3 de 130 cv e de 5,5/100 km na variante mais potente.

Outra novidade do Compass 2021 aparece na calibração da direção e na adoção de amortecedores com tecnologia FSD (Frequency Selective Damping), que entre os benefícios, diminui a rolagem da carroceria.

A gama de motores ainda traz o bloco 1.6 Multijet II a diesel de 120 cv e 32,63 kgfm. Ainda neste ano, será iniciada a produção do Compass híbrido, que utilizará o já citado motor 1.3 turbo associado a propulsor elétrico para entregar 192 cv ou 243 cv e tração nas quatro rodas.

O que muda no visual?

O design pouco mudou e, no mercado italiano, as dimensões são de 4,394 m de comprimento, 1,819 m de largura, 1,624 m de altura, 2,636 de entre-eixos e 19,8 cm de vão livre para o solo.

Ao abrir a porta, a cabine do Jeep Compass 2021 ganhou o sistema de infotaiment com tela de 7 ou de 8,4″. Entre as funcionalidades estão presentes o My Assistant (serviços de emergência em caso de acidente, de assistência na estrada, incluindo a recuperação de veículos), além do My Car, My Remote e My Navigation.

O MyCar permite ao usuário monitorar a saúde e os parâmetros do veículos ao passo que o MyRemote possibilita abrir/fechar as portas, acender as luzes e encontrar o veículo, por exemplo. Por fim, o My Navigation permite o envio do destino ao navegador do carro por meio do smartphone.

O Jeep Compass 2021 é oferecido no mercado italiano nas configurações Longitude, Night Eagle, Limited e a topo de linha S. Os preços variam de 28.750 e 35.000 euros.

(ESTA REPORTAGEM ESTÁ EM ATUALIZAÇÃO)

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel