Jeep Compass 2022 estreia oficialmente no Brasil

O Jeep Compass 2022 estreou oficialmente em nosso mercado trazendo um design exterior/interior renovado, novas tecnologias e o motor turbinado T270

0
2513
Novo Jeep Compass Limited (Foto: Divulgação)

A Jeep apresentou oficialmente hoje (28) a tão aguardada linha 2022 do utilitário esportivo Compass exibindo mudanças visuais por dentro/por fora, a inclusão de novas tecnologias e a introdução do novíssimo motor de quatro cilindros 1.3 turbinado (T270). Confira aqui todas as versões, preços e equipamentos.

+Avaliação: já aceleramos o novo Jeep Compass 2022 na versão híbrida 4×4 de 240 cv
+Jeep Compass 2022: confira todas as versões, preços e equipamentos
+Hyundai Kona N é um SUV que faz de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos
+Fomos conhecer os primeiros detalhes do Ford Bronco Sport


A primeira geração foi apresentada no Salão de Detroit de 2007, nos Estados Unidos, enquanto o primeiro facelift ocorreu em 2011. É a partir daí que inicia a trajetória do Jeep Compass em nosso mercado à época comercializado unicamente na configuração Sport.

O Jeep Compass que conhecemos veio em 2016 com produção nacional na fábrica de Pernambuco (GO). E logo em 2017, ele encerrou como o SUV mais vendido ao somar 50.000 unidades – o feito se repetiu no ano seguinte ao acumular 60.000 mil veículos vendidos de janeiro a dezembro de 2018. Ao todo, são 240.000 Jeep Compass comercializados, de acordo com o fabricante.

O que mudou?

Vamos ao que mudou no Jeep Compass. A linha 2022 trouxe um exterior com novo para-choque frontal, grade de sete barras redesenhada e os faróis full LED para elevar a segurança. Não só isso, pois os ares de frescor também foram estendidos ao habitáculo.

Uma vez dentro, o destaque vai para o quadro de instrumentos totalmente digital de 10,25″, o novo volante de três raios, os painéis de portas e o console central redesenhados. Os novos multimídia com telas flutuantes, dependendo da configuração, são de 8,4″ ou 10,1″. Esse equipamento oferece conectividade com Android Auto/Apple CarPlay, interação com Amazon Alexa e a plataforma Adventure Intelligence by Jeep Connect (presente em quase todas as configurações do SUV).

Entre as utilidades, estão as funções Send & Go (envia o endereço para o GPS a distância), o Last Mile Navigation (manda a rota da vaga para o destino a pé a partir de onde o veículo foi estacionado), a Remote Start (partida remota com climatização por aplicativo) e o localizador de pontos de interesse sempre atualizado.

Ainda estão presentes as entradas USB-A e USB-C e o carregador de smartphone por indução. O número de porta-objetos aumentou e totalizam 30 litros.

Interior do Novo Jeep Compass 2022
Foto: Divulgação

Construído sobre a plataforma Small Wide com o emprego de mais de 80% de aços nobres, outros pontos altos do Jeep Compass aparecem nas suspensões independentes na dianteira/traseira, as motorizações flex/diesel e a opção da tração 4×4 com reduzida.

As configurações flex possuem ângulo de entrada de 21,5º (era de 16,2º), de saída (30,7º), de dorso (20,5º) e uma altura em relação ao solo de 20,5 cm. Já as configurações a diesel TD350 oferecem ângulo de ataque de 29,9º, de saída (29,3º), de dorso (21,6º) e 21,2 cm de altura para o piso. Para a opção Trailhawk aparecem 30,6º, 33,2º, 22,6º e 22,8 cm, respectivamente.

+ Toyota compra divisão da Lyft para desenvolver carros 100% autônomos
+ Edição 438
+ Fomos conhecer os primeiros detalhes do Ford Bronco Sport
+ Honda CR-V 2021 estreia novo visual e pacote Sensing

Motor turbinado 

O visual repaginado do exterior/interior veio acompanhado de outra grande atração no Jeep Compass 2022. Afinal, sob o capô ele estreou o novíssimo propulsor de quatro cilindros 1.3 turbinado (T270) dotado de injeção direta e tecnologia Multiair (permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão).

Os números de ficha técnica revelam 185 cv potência (etanol)/180 cv (gasolina) a 3.750 rpm, enquanto o torque de 27,53 kgfm a 1.750 rpm não muda ao abastecer o SUV com ambos os combustíveis. A transmissão é automática de seis marchas e, de acordo com a marca, o Jeep Compass 2022 vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Esse bloco inédito passou a fazer parte da versão topo de linha S.

Como consumo é importante, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo urbano do Jeep Compass 2022 flex é de 7,3 km/l (e)/10,5 km/l (g), enquanto o rodoviário de 8,7 km/l e 12,1 km/l, na ordem.

A mecânica a diesel TD350 está atrelada ao câmbio automático de nove marchas e em conformidade com o Proconve L7. O conjunto segue transmitindo 170 cv a 3.750 rpm de potência e 35,69 kgfm a 1.750 rpm de torque. O consumo declarado da configuração Limited diesel é de 10,4 km/l (cidade) e de 13 km/l (estrada), só para citar.

Tecnologias em prol da segurança

As versões 4×2 oferecem o Jeep Traction Control +, que transfere o torque para a roda dianteira em maior contato com o solo. Além disso, o Jeep Compass 2022 recebeu o ADAS (Advanced Drive-Assistance Systems), com gerenciamento ativo de faixas e atuação no volante (acima de 60 km/h), reconhecimento de placas de trânsito/pedestres/ciclistas/motociclistas e o detector de fadiga do motorista.

Ainda estão presentes frenagem automática de emergência (AEB), controlador de velocidade adaptativo (ACC), aviso de mudanças de faixas (LDW+), monitoramento de pontos cegos (BSD), detector de tráfego cruzado em marcha à ré (RCP), sistema de estacionamento semi-automático Park Assist (SPM) e a comutação automática dos faróis (AHB).

A função Auto Hold é uma novidade e está posicionada no console central para assegurar maior conforto em situações de trânsito parado, enquanto a Sport contempla respostas mais rápidas do motor/transmissão e a direção fica mais firme. Uma comodidade extra, agora está na tampa do porta-malas que passou a ter abertura/fechamento ao passar o pé sob o para-choque traseiro.

Todas as versões do Jeep Compass 2022 trazem seis airbags (frontais, laterais e de cortina) nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S (o adicional é para os joelhos do motorista).

Confira os preços*:

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 144.647
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 160.146
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 168.412
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 182.878
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 194.244
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 203.630
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 211.900
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304
    *valores para o estado de São Paulo

Mais na Motor Show

+Ferrari abandonada por 55 anos deve atingir R$ 14 milhões em leilão
+Fiat vira marca de carro líder na América do Sul
+Carro com placa final 2 em SP deve ser licenciado em maio; saiba como
+Veja 5 carros econômicos usados por cerca de R$ 20 mil
+BMW X1 ganha compatibilidade com a assistente virtual Alexa
+Hyundai Kona N é um SUV que faz de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos