A tão esperada versão flex do motor 2.0 turbo Hurricane, de quatro cilindros e muita potência, finalmente está entre nós. Vem primeiro no Compass Blackhawk, com caráter esportivo, que desde a linha 2026 é a única configuração do SUV médio com esse motor. A tendência é que ele chegue nos Commander num segundo momento, mas em breve. Preço do Commander Blackhawk Flex? R$ 274,3 mil.  

+Ram Rampage R/T 2026 custa menos que Compass 1.3 turbo em oferta

+Avaliação: Jeep Commander turbodiesel 2026 é mais barato, anda mais e bebe menos

Jeep Compass Blackhawk – Foto: divulgação

Hurricane agora queima álcool

O motor 2.0 Hurricane é um projeto norte-americano, e por lá move modelos maiores da marca, como o Wrangler ou Grand Cherokee, dependendo. Vem importado dos EUA, inclusive, para acabar no cofre dos Compass e Commander mais potentes. Acoplado a ele está a transmissão automática ZF de nove velocidades, e a tração 4WD também faz parte do pacote, bem como a função de marcha reduzida (Low). 

Jeep Compass Blackhawk – Foto: divulgação

A boa nova é que o Compass Blackhawk Hurricane passa a beber também etanol. Frente a versão anterior, continuam os 272 cv de potência a 5.200 rpm e 40,8 mkgf de torque a 3.000 rpm, quer seja com o combustível fóssil ou com o derivado da cana. Por conta disso, e das mesmas relações de marchas, o SUV médio, agora flex, mantém a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com máxima de 228 km/h (gas/eta).  

Jeep Compass Blackhawk – Foto: divulgação

Consumo (alto)

Grande diferença é o consumo com etanol, considerado bem alto para os dias atuais. De acordo com o Inmetro, o Jeep 2.0 turboflex consegue rodar 6 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada com etanol. Levando em conta seus 55 litros de tanque, falamos de 330 km de autonomia urbana e 401 km de alcance rodoviário. Já com gasolina, os números são de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, esse segundo com discreta melhora frente ao da linha anterior, que registrava 10,8 km/l. Autonomia com gasolina? 467 km na cidade e 605 km na estrada.  

Jeep Compass Blackhawk - Foto: divulgação
Jeep Compass Blackhawk – Foto: divulgação

Equipamentos

No mais, nada muda no modelo, que continua trazendo de série itens como pinças de freio pintadas de vermelho, controle eletrônico de descidas (HDC), tampa do porta-malas elétrica presencial, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, Alexa integrada, ar digital automático dual zone, bancos dianteiros elétricos, bancos em couro, câmera de ré, multimídia de 10,1 pol. com conexões sem fio e 7 airbags. 

Jeep Compass Blackhawk – Foto: divulgação

A lista segue com conjunto óptico full-LED, instrumentação digital de 10,2 pol., sistema Park Assist, piloto automático adaptativo (ACC), retrovisores eletricamente rebatíveis, rodas aro 19 escurecidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som Beats, teto-solar panorâmico, carregador de celular sem fio, navegador GPS embarcado e conexão com internet a bordo. 

PreviousNext

Além disso, seu pacote ADAS conta com com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga do condutor, monitor de ponto-cego e leitor de placas de trânsito. Ainda está no pacote a garantia de cinco anos sem limite de km.