O Grand Cherokee volta a ser comercializado no mercado brasileiro, agora com conjunto híbrido para rivalizar com o XC90 Recharge. Enquanto o Jeep será oferecido por R$ 569.990, o Volvo é comercializado a partir de R$ 549.950.

O SUV que desembarca em quinta geração virou “4xe”, assim como a nomenclatura adotada pelo Compass híbrido. Ele combina o motor turbo 2.0l de quatro cilindros e dois motores elétricos de alta tensão, associados à transmissão automática de oito marchas. Com isso, o conjunto desenvolve, ao todo, 380 cv e 637 Nm de torque – modelo da Jeep mais potente comercializado no país. A sua velocidade máxima é de 206 km/h, enquanto sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 6,3 segundos.

O Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in obteve a classificação “A”, com consumo de 19,3 km/l (Inmetro) equivalente, tanto em uso urbano quanto em rodovia.

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Jeep Grand Cherokee – Crédito: Divulgação

O motor térmico é movido a gasolina e tem tanque com capacidade de armazenar 72 litros do combustível. A bateria que abastece o sistema elétrico é feita de íons de lítio, possui 400 Volts de tensão e capacidade de 17,3 kWh. Ela garante 29 km de autonomia elétrica pelo ciclo do Inmetro e pode ser totalmente carregada em duas horas e meia – em tomada de 220 v com carregador Jeep Nível 2.

O Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in adota o sistema “Quadra-Trac II 4×4”, sistema que utiliza sensores para identificar quando os pneus estão escorregando, e por meio de uma caixa de transferência ativa direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, diz a Jeep. O SUV dispõe de um seletor de terrenos com cinco modos: Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock.

Visual

Na fita métrica, o SUV tem 4.914 mm de comprimento, 2.149 mm de largura e 1.799 mm de altura.

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A frente tem assinatura constituída por faróis full LED (incluindo as luzes de neblina), harmonizada com a identidade visual da marca. As rodas são de liga leve de 20” e a altura mínima de solo é de 214 mm.

O interior tem de série banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do condutor, bancos com acabamento premium, vidros acústicos, aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, abertura do carro e partida do motor por chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico e digital, retrovisores elétricos com memória, porta-malas elétrico, entre outros.

Jeep Grand Cherokee – Crédito: Divulgação

O modelo agrega um sistema de som Alpine, com oito alto falantes e um subwoofer, amplificador de 506 Watts e cancelamento ativo de ruído.

Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico Command View.

A central multimídia touchscreen de 10.1” tem navegação embarcada, conta com cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones. Por meio do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.

O painel de instrumentos tem tela digital e HD de 10,25”, e Head-Up Display colorido de 10”, que trabalha de maneira integrada com a Central Uconnect para projetar as informações de condução. O modelo também conta com o retrovisor interno digital, que pode ser ativado pelo motorista para manobras e no uso diário quando há pessoas no banco traseiro. Há carregador por indução para smartphones, posicionado no console central. Além disso, o modelo conta também com quatro entradas USB e quatro USBC, sendo dois de cada no console dianteiro e dois na segunda fileira.

Jeep Grand Cherokee – Crédito: Divulgação

Segurança

Em relação à segurança, o Grand Cherokee 4xe oferece de série um pacote de equipamentos somado aos recursos de última geração presentes no Active Driving Assist de nível 2. Veja abaixo:

  • Frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos);
  • Monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa);
  • Piloto automático adaptativo com Stop & Go;
  • Monitoramento de pontos cegos;
  • Assistência de colisão em interseções;
  • Câmeras com visão 360 graus;
  • Câmera off-road;
  • Farol alto com Comutação Automática;
  • Sensores de estacionamento frontal e traseiro;
  • Controles de descida e de subida (HDC e HSA);
  • Controle de Pressão dos Pneus com alerta;
  • Oito airbags (motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho).