O Jeep Renegade, líder de vendas entre os SUVs, quer ir além, passou por uma evolução em sua nova linha e, agora, sem opção a diesel.

Desenvolvido sobre a plataforma global Small Wide, o Renegade teve o seu sistema de suspensão e direção recalibrados. O lançamento ganhou um novo visual, o motor turbo T270 flex de até 185 cv e a versão Série S. Tudo isso em quatro versões: Sport, Longitude, Série S e Trailhawk – essas duas últimas topos de linha.

Foto: Divulgação

Motor turbo

Advindo do Compass e Commander, o motor 1.3 turbo T270 foi recalibrado para o Renegade. Agora, ele está disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática de 6 marchas e 4×4 com reduzida e transmissão de 9 velocidades.

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O propulsor alcança 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, e torque de 270 Nm (27,53 kgfm) com qualquer combustível disponível desde 1.750 rpm.

Modos de condução

As versões 4×4 contam com até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) – este último é exclusivo da versão Trailhawk.

O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

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As opções com apenas tração dianteira do novo Renegade têm de série o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. De acordo com a Jeep, ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso. Além disso, há também o modo Sport.

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Novo visual

O Renegade recebeu nova grade frontal (mais parecida com a do Compass) e para-choque. Os faróis circulares agora são Full LED em todas as versões com luz de direção integrada: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina.

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Na lateral, há as novas rodas de liga-leve de 17” a 19”, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Os retrovisores têm luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os badges laterais adotam novos grafismos.

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Na traseira, o desenho “X” permanece nas lanternas, mas com um estilo inédito, complementadas pelo novo para-choque traseiro redesenhado.

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Por dentro do SUV

Por dentro, o Renegade recebeu um volante redesenhado – assim como no Compass e Commander – e adornado pelo badge Jeep. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo remetem, claro, ao ano de nascimento da marca.

O quadro de instrumentos tem a opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. A tela multimídia é de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

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Há também carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo. Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro.

Cores

O SUV será oferecido em sete cores, sendo três novas para o modelo: Granite Crystal, Cinza Sting e a Punk’N Orange, exclusiva da versão Trailhawk – uma homenagem à cor de lançamento mundial do Jeep Wrangler. As outras quatro tonalidades são Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon – essa última passa a não ser cobrada no Renegade.

Mais tecnologias de conforto e segurança

Todas as versões serão equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente. Quando é detectado o risco de colisão com outros veículos, o Renegade emite um alerta sonoro e visual ao motorista. Se não houver nenhuma ação, o sistema aciona automaticamente os freios do Renegade, reduzindo o impacto da colisão ou até impedindo uma batida. Esse mesmo dispositivo permite a inclusão de outros sistemas, como o assistente de manutenção de faixa (LKA).

Versões

Confira abaixo as versões, itens e preços para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba:

Sport: R$ 123.990

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A versão Sport vem de fábrica agora com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva.

Além disso, traz câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável. Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos em couro.

Longitude: R$ 138.990

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A versão Longitude inclui todos os itens da Sport e ainda borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio. Conta também com ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto. O cliente pode agregar como opcional banco em couro na cor marrom.

Série S: R$ 163.290

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A versão inédita com câmbio automático de nove marchas, tem todos os equipamentos do Longitude e agrega ainda tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista).

Tem também bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Como opcional, é possível optar por teto solar elétrico panorâmico.

Trailhawk: R$ 163.290

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A versão Trailhawk adiciona os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes.

O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock, ideal para encarar grandes obstáculos. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico.

Veja mais detalhes abaixo da versão S:

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