São mais de 10 anos de Jeep Renegade no Brasil. E, desde que surgiu por aqui, em 2015, ele faz sucesso. Hoje, claro, menos do que outrora, por conta da concorrência pesada e design que já pede uma revitalização completa, mas ainda vende bem: no primeiro semestre desse ano, beirou os 20,7 mil emplacamentos, segundo a Fenabrave. Ainda deixa muitos outros SUVs compactos para trás… 

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Jeep Renegade
Jeep Renegade 2019 – Foto: divulgação

Renegade ainda está na primeira geração

Mas, é fato que ele já sente o peso da idade. Como nunca trocou de geração, e mudou pouco nessa primeira e única, mantém um “pezinho” lá na década passada. Especialmente no design, já que no nível de tecnologias, construção e motorização ele pode até superar alguns rivais de categoria e preço. 

Renegade Limited (Divulgação)

E, agora de forma oficial, o Brasil virou o único país do mundo que ainda fabrica o modelo da Jeep, na planta de Goiana, no Pernambuco. Até então, ele era feito também na Itália (Melfi), porém saiu de linha oficialmente no mercado europeu por conta das baixas vendas. Um dos principais mercados de exportação dos Renegade italianos eram os EUA, mas por lá o Renegade “morreu” antes, no finalzinho de 2023.  

Jeep Renegade (Divulgação)

Antes disso, ele era feito também em Guangzhou, na China. Porém, lá no país asiático, sua produção se encerrou já em 2021, também pelo fraco desempenho comercial. Ou seja: o modelo era feito em três continentes que abasteciam dezenas de países, mas, agora, virou uma legítima “jabuticaba” brasileira. Para quem não sabe, essa expressão indica produtos, leis ou normas que só existem aqui, sem igual em nenhum lugar do mundo. Tal qual o Jeep Renegade agora… 

Sucessores

Jeep Renegade – Divulgação

Para quem o Renegade passou seu bastão nos EUA, Canadá, China, Rússia e outros países? Ninguém! Isso porque a Jeep, hoje, não tem nenhum outro SUV compacto do porte dele, em lugar nenhum do mundo. Na sua linha há o Avenger, do tamanho de um Renault Kardian, que chega ao Brasil no próximo ano, e o modelo seguinte já se torna o Compass, esse sim com geração totalmente nova lançada no exterior.  

Jeep Avenger – Foto: Jeep/divulgação

Em parte desses mercados, o Avenger, com seus pouco mais de 4,1 m de comprimento e plataforma modular de origem Peugeot, não consegue se enquadrar no segmento que pertencia ao seu (finado) irmão maior. Por essas e outras, a Jeep segue apostando firmemente no modelo veterano para o mercado brasileiro, onde os SUVs compactos com cerca de 4,30 m de comprimento ainda vão muito bem, obrigado.  

Jeep Renegade Sport T270 – Foto: Lucca Mendonça

Sem o Renegade, por aqui a Jeep ainda perderia muito mercado, e é por isso que ele segue firme e forte brigando com a concorrência. E ainda vendendo bem…