Ainda não acabou: tem mais marca chinesa vindo aí. A bola da vez é a Jetour, que nunca passou pelo mercado nacional, mas que vai ter estreia definitiva no primeiro trimestre de 2026. Ela faz parte do Grupo Chery, portanto é meio que “irmã” de Omoda e Jaecoo, ambas já estabelecidas por aqui. Só que o foco da Jetour é em SUVs mais aventureiros e, dependendo, com proposta off-road.  

+GWM, GAC, Seres, Neta e mais: veja as chinesas que vieram ao Brasil na esteira da BYD e as que já partiram

+Omoda 7 PHEV: quanto custa, qual motor usa e o que oferece

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

Os primeiros carros da Jetour no Brasil

Já no ano que vem, a Jetour vai vender três modelos no Brasil, que serão lançados ao mesmo tempo: o S06, um SUV médio híbrido plug-in nos moldes de BYD Song Plus ou GWM Haval H6; o T1, quadradão e com pegada de GWM Tank 300; e o T2, basicamente uma versão maior do T1, com quem compartilha parte da estrutura e mecânica. A trinca se apoia em quatro pilares: espaço interno, inteligência, sustentabilidade e capacidade off-road, ainda que o S06 tenha pegada muito mais urbana. 

PreviousNext

Esses três modelos usarão tecnologia híbrida plug-in, com motor 1.5 turbo a gasolina mais propulsores elétricos, e, conforme dito pela marca, vão contar com garantia de 7 anos para o carro ou 8 anos para motores elétricos e baterias de tração.  

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

Quem é ela?

Antes de mais nada, vale trazer um pouco à tona quem é essa tal de Jetour. Nova, foi fundada em 2018, mas desde 2021 mantém operação independente dentro do Grupo Chery. E assim ela vai chegar ao Brasil, sem ligação alguma com Omoda, Jaecoo ou Caoa-Chery. Deverá compartilhar com as duas primeiras apenas o centro de distribuição de peças em Cajamar (SP), que já conta com 90 mil peças armazenadas. 

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

Apesar de ser chinesa de RG, a Jetour foca nas exportações. Está hoje em 91 países ou regiões, mas quer ir além dos 100 até 2027. Suas vendas são crescentes, chegando a cerca de 568 mil carros pelo mundo em 2024, contra 315 mil de 2023 e 180 mil de 2022, já com planos de atingir 1,1 milhão de unidades vendidas anualmente pelo planeta até 2030. Os carros são feitos em três fábricas na China.  

Jetour S06 – Foto: divulgação

Planos para o Brasil

Para o Brasil, além do trio de SUVs que chegará de início, a fabricante quer apresentar outros três carros inéditos ao longo do próximo ano. De qualquer forma, a Jetour se vangloria por ter um time de desenvolvimento de produto e engenharia nacionais, para adaptar os modelos para os nossos gostos, preferências e tipos de uso. Além disso, segundo a marca, sua engenharia já trabalha na tecnologia flex para o motor 1.5 turbo. Para isso chegar ao mercado, falam em “médio prazo”. 

Jetour T1 – Foto: divulgação

A operação vai começar com 40 concessionárias, mais focadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país. E, seguindo os passos de BYD, Geely e GWM, a Jetour também quer fazer carro por aqui, tanto é que confirmou que está buscando um local para erguer sua planta, mesmo que esse seja outro plano de médio prazo. Vale falar que, até 2030, está nos planos da marca ter 15 fábricas de montagem mundo afora. 

Que nome é esse?

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

Como curiosidade, vale a explicação desse nome “Jetour”. Com emblema de um “J” e um “T” estilizados, é a união de duas palavras com significados diferentes: “Jet” indica um sucesso rápido, e “Tour” remete a diversão e a diversidade. Com mais uma chinesa em solo nacional, a brincadeira pode ficar divertida mesmo…