A mais nova marca chinesa a confirmar presença no Brasil é a Jetour. Fundada em 2018, ela pertence ao Grupo Chery e é meio que irmã de Omoda e Jaecoo. Porém, aqui no Brasil, terá operação independente, sem ligação com as parceiras de grupo. Apesar de já ter dado as caras, confirmou que vai começar a operar definitivamente por aqui só no primeiro trimestre do ano que vem, 2026.  

+Jetour vai vender três modelos no Brasil em 2026 e planeja fábrica nacional

+Novo GWM Haval H6 chega em breve para incomodar o BYD Song Plus

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

Três modelos

Além de adiantar que vai começar suas operações com 40 concessionárias, centro de distribuição de peças em Cajamar (SP) e garantia de sete anos, a Jetour confirmou três carros para a estreia brasileira: o S06, um SUV médio híbrido plug-in nos moldes de BYD Song Plus; o T1, quadradão e com pegada de GWM Tank 300; e o T2, basicamente uma versão maior do T1, com quem compartilha parte da estrutura e mecânica. 

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

A trinca se apoia em quatro pilares: espaço interno, inteligência, sustentabilidade e capacidade off-road, ainda que o S06 tenha pegada muito mais urbana. De qualquer forma, além deles, a fabricante chinesa ainda disse que vai lançar outros três modelos por aqui durante o próximo ano. Possivelmente, outros três SUVs eletrificados. Mas, antes desses que seguem em segredo, vamos conhecer os que já estão confirmados… 

Jetour T1 

Jetour T1 – Foto: divulgação

Ele é um produto novo, lançado no final de 2024 na China. Tem estilo quadradão e pegada off-road, mais ou menos nos moldes do GWM Tank 300. Lá no país asiático, onde recebe o nome de “Freedom” (“Liberdade” em inglês), conta com opções de motorização 1.5 turbo e 2.0 turbo sem eletrificação, mas a configuração que virá ao Brasil será 1.5 turbo híbrida plug-in. 

Jetour T1 – Foto: divulgação

Lá, os Jetour T1 PHEV podem ter tração apenas dianteira (380 cv de potência e 62 mkgf de torque), ou então integral, com impressionantes 598 cv e 86 mkgf, com transmissão automática dedicada. Em todos os casos, a bateria de tração é de fosfato de ferro-lítio com 26,7 kWh de capacidade. Na versão de tração integral, com dois motores elétricos, a autonomia elétrica ronda os 150 km (ciclo CLTC chinês).  

Jetour T1 – Foto: divulgação

Dentre os destaques, ele tem interior com multimídia de até 15,6”, e se dá bem no off-road graças a generosos ângulos de ataque (28º) e saída (29º), com até 70 cm de capacidade de imersão, como informa a marca.  

Jetour T2 

Jetour T2 – Foto: divulgação

Encare o T2 como uma espécie de “T1 alongado”. Os dois compartilham estrutura básica, componentes mecânicos, elementos de design e motorização, mas o T2 conta com cerca de 10 cm extras no comprimento de carroceria (chega nos 4,80 m). Oferece, ainda, uma opção com sete lugares e 5 metros de comprimento, que não deve desembarcar por aqui num primeiro momento. Em toda a linha são 2,80 m de entre-eixos, igual ao do T1, e a plataforma modular de ambos é a “Kunlun”. 

Jetour T2 – Foto: divulgação

Porém, curiosamente, ele nasceu bem antes: estreou na China no começo de 2023, com o nome de “Traveller” (“Viajante”). O T2 é similar ao T1 na motorização, porém conta com alguns cavalinhos extras: são 385 na PHEV de tração dianteira, ou 620 na PHEV AWD, de tração nas quatro rodas. Além disso, sua transmissão tem três velocidades, contra uma do T1. A capacidade off-road é similar nos dois modelos.  

Jetour T2 – Foto: divulgação

Em outros mercados ele também pode ser movido por motores 1.5 turbo e 2.0 turbo a gasolina, sem tecnologia híbrida, mas essas configurações ficam de fora do Brasil por enquanto. Além disso, na configuração híbrida plug-in mais poderosa, ele pode ter baterias de tração maiores, com 43,2 kWh de capacidade, elevando a autonomia elétrica para 208 km (ciclo CLTC chinês).  

Jetour S06 

Jetour S06 – Foto: divulgação

Esse, na realidade, é fruto de outra marca do Grupo Chery, a Soueast. Porém, aqui no Brasil, o S06 vai virar um Jetour. Com linhas arredondadas e fluídas, bem diferente de T1 e T2, esse SUV médio deverá competir com GWM Haval H6 e BYD Song Plus, principalmente. Também é um produto novo, já que veio ao mundo em 2024.  

Jetour S06 – Foto: divulgação

Seu powertrain também inclui um motor 1.5 turbo a gasolina e um motor elétrico de tração. Lá fora ele também tem versões 1.5 turbo e 1.6 turbo sem eletrificação, só que a Jetour garantiu que, assim como os outros dois modelos, o S06 também virá PHEV. Nesse caso, falamos de 355 cv de potência combinada, e torque total na casa dos 54 mkgf, com bateria de tração de 19,4 kWh (114 km de autonomia, ciclo NEDC). 

Jetour S06 – Foto: divulgação

Na fita métrica, ronda os 4,62 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,70 de altura e 2,72 m de entre-eixos, com tração sempre dianteira.