Jovens desejam comprar um veículo usado em 2022, aponta pesquisa

Os modelos usados estão na mira de 90% dos entrevistados

0
4
Foto: Pixabay

Um novo estudo da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revelou que 72% dos jovens declararam ter a intenção de concluir a troca ou a compra de um veículo em 2022, sendo que a maioria destes serão usados.

“Os modelos usados estão na mira de 90% de todos os respondentes. Dentro da faixa etária pesquisada, os itens que mais contam na hora de finalizar o negócio são preço acessível, conforto e economia de combustível”, analisa Cris Rother, CMO da Webmotors, em nota divulgada.

Na Webmotors, os jovens (de 18 a 25 anos) já são 7% do total de pessoas que anunciam na plataforma, o que corresponde a aproximadamente 5 mil pessoas.


+ Confira quais foram os 10 veículos mais roubados em SP durante 2021
+ Hyundai HB20 volta à liderança dos carros de passeio; veja o ranking
+ Quais são os carros mais registrados em toda a história no Brasil? Veja
+ Opinião: Eletrificado mundo novo (carros elétricos e um verde não tão verde assim…)
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens

Diferenças entre quem já tem e ainda não possui um carro

Para quem já tem um carro (40%), o primeiro passo para realizar a troca já foi dado: 68% deles já se preparam para realizar o negócio, 34% pouparam o dinheiro em banco, enquanto outros 23% preferiram quitar débitos antigos ou investir em um consórcio (11%). Nesse perfil, 83% utilizam o veículo atual como principal meio de transporte.

Sobre quem ainda não tem um carro (60%), a maioria pretende realizar a primeira compra ainda no primeiro semestre de 2022. Para isso, 38% já guardaram o valor do bem em uma poupança, ao passo que 20% também tiveram a preocupação de quitar débitos anteriores.

Assim como quem já tem um carro, a parcela dos que preferiram investir em um consórcio também é pequena, com apenas 6% de adesão. Os compradores de primeira viagem revelam que atualmente utilizam os carros por aplicativo como principal meio de locomoção (39%), seguidos pelo metrô (31%). Outros 30% se dividem entre ônibus e bicicleta.

Metodologia

O levantamento contou com a participação de mais de 1.200 consumidores, com idade entre 18 e 25 anos de todo o Brasil.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ BMW oferece X1 com taxa de 0% a.m. em abril; veja
+ Teste rápido: Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é SUV para quem aprecia dirigir
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Nova Nissan Frontier desembarca no Brasil; veja a avaliação
+ Avaliação: JAC E-JS1, carro elétrico mais barato do Brasil, tem seus atrativos, mas precisa melhorar
+ Renault lança Kwid E-Tech, que se torna o elétrico mais barato do Brasil
+ Jeep segue na liderança do mercado de SUVs em 2022 no Brasil
+ IPVA SP 2022: 3ª parcela vence em abril; confira as datas
+ Yamaha Crosser ABS 2023 chega com novo visual; confira
+ Motorista PCD já pode solicitar isenção do IPVA SP 2022; veja como