PreviousNext

A fabricante de autopeças Karmann Ghia teve a falência decretada pela 8ª Vaga Cível de São Bernardo do Campo (SP). O pedido de intervenção foi feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sob a justificativa de que a empresa fora abandonada pelos administradores.

Os últimos salários foram pagos aos funcionários no final do ano passado. E desde maio, quando a energia elétrica foi cortada por falta de pagamento, a fábrica estava ocupada pelos trabalhadores. Com a falência, será nomeado um administrador judicial para a empresa, que será seguida da lacração das instalações e a avaliação dos bens que poderão ser vendidos para o pagamento dos credores.

As atividades da empresa, localizada na cidade do ABC Paulista, tiveram início em 1960, com a montagem de carrocerias para o cupê de linhas esportivas Karmann Ghia. Então uma subsidiária da alemã Wilhelm Karmann, anos depois a empresa se tornou independente no Brasil.

Além do cupê pioneiro, a companhia produziu no Brasil a carroceria para modelos Karmann Ghia TC, Escort XR3 conversível, Volkswagen SP2, além do Land Rover Defender. Famosa também pelos trailers, nos últimos anos a empresa atuava como fornecedora de peças estampadas para montadoras.