O novo Kia Sorento é a estrela da marca coreana no Salão de São Paulo. Mundialmente, ele foi apresentado há poucas semanas em Paris. O modelo acaba de chegar à sua terceira geração e começa a ser vendido no Brasil em março de 2015. O SUV cresceu 95 mm no comprimento e 5 mm na largura. Em compensação, ficou 15 mm mais baixo, a fim de ganhar um visual mais esportivo. O novo Sorento é muito bonito, mas não tem um desenho inovador, e sim padrão de outros bons SUVs. A grade dianteira é a parte mais chamativa do carro.

O Sorento [pronuncia-se Sorrento] pode carregar cinco ou sete pessoas e tem um ótimo teto solar panorâmico, que deve agradar às famílias que viajam de carro. Os faróis são recuados e o porta-malas abre automaticamente ao detectar a proximidade da chave. A capacidade de carga, com os bancos do meio e traseiro rebatidos, é de 650 litros. No interior, uma grande tela multimídia oferece a visão de quatro câmeras instaladas em volta do carro. O novo Sorento traz transmissão automática sequencial de seis velocidades, trações 4×2 e 4×4 e duas motorizações: 4 cilindros 2.4 16V de 172 cv e 6 cilindros em V 3.3 de 270 cv.

A segunda atração da Kia é o novo Carnival, um mix de minivan e SUV com motor V6 3.3 de 270 cv. Ele tem as duas portas traseiras deslizantes e luz diurna de LED. O novo Kia Soul, claro, não poderia faltar no estande da Kia, cujo presidente mundial é o designer Peter Schreyer.  O carro ganhou vários prêmios de design e é mostrado em um divertidíssimo filme em que hamsters gigantes fazem o papel de pessoas. O novo Carens é apenas um show car, para medir a receptividade do público brasileiro. E o Kia Optima Hybrid dependerá de incentivos do governo para ser importado.

Durante a apresentação dos modelos do fabricante coreano, seu presidente, José Luiz Gandini, disse que “a Kia Motors é a maior marca sem fábrica do Brasil”.