O motor Kappa 1.0 de três cilindros, desenvolvido pelo Grupo Hyundai Kia e que no Brasil equipa o HB20, agrada pelo bom desempenho. Com 80 cv, é um dos propulsores de mil cilindradas mais potentes do país.

Mas o pessoal de desenvolvimento de motores do grupo, na Coréia do Sul, achou que era possível extrair mais potência do pequeno propulsor. O resultado é uma nova versão do Kappa 1.0, que com turbo e injeção direta de gasolina consegue desenvolver 120 cv.

De acordo com o fabricante, a principal vantagem do novo propulsor será a redução no consumo de combustível e na emissão de CO2, sem uma grande perda de potência em relação aos motor 1.6 utilizado pelo grupo.

No exterior, o novo propulsor irá enfrentar a concorrência do 1.0 EcoBoost de 125 cv, da Ford, e o futuro 1.0 TSI, da Volkswagen. Curiosamente, os dois motores também são utilizado no Brasil. Sem turbo, eles equipam o Novo Ka e o up!, respectivamente.

O modelo escolhido para lançar o novo propulsor 1.0 turbo será o Kia Cee’d, modelo médio da marca coreana exclusivo para o mercado europeu e que é construído sobre a mesma plataforma do Hyundai i30.