EMISSÃO DE CO2 n/d g/km SEM DADOS

KIA KOUP ESTIMADO R$ 80.000

Com teto rebaixado a partir da coluna B e carroceria quatro portas, o coreano Kia Koup seria um típico cupê se não fosse por um importante detalhe: ele oferece espaço interno equivalente ao de um sedã. Acredite se quiser, se não fosse o teto baixo e o espaço envidraçado menor, por dentro, o modelo passaria fácil por um três volumes convencional no qual cinco adultos podem viajar confortavelmente.

Como é de costume em modelos de seu segmento, o Koup não é esportivo apenas na aparência. Ele conta com um moderno e e ciente propulsor dois litros com duplo comando de válvulas continuamente variável (CVVT). Essa unidade, aliada ao novo câmbio automático de seis marchas com opção sequencial, faz com que desenvolva satisfatórios 156 cv de potência, 30 cv a mais que a versão sedã com motor 1,6 litro.

Sua suspensão mantém o esquema construtivo com MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas seu comportamento se diferencia do modelo convencional pela rigidez das molas dos amortecedores que deixaram o carro mais rme sem prejudicar demais o conforto. Nessa versão, as respostas da direção também são mais rápidas e precisas.

O motor 2.0 oferece 30 cv extras para essa versão esportiva e trabalha em harmonia com o novo câmbio de seis marchas

Por dentro, o Koup é tão charmoso quanto por fora. O painel bicolor com detalhes bordô, no mesmo tom da costura dos bancos, e a iluminação vermelha do painel de instrumentos reforçam sua vocação esportiva. Ao redor dos falantes dianteiros, brilha uma luz neon. Charme para alguns, exagero para outros, a iluminação pode ser desligada ou ter sua intensidade controlada por um botão próximo ao ajuste do farol.

No geral, o cupê oferece boa lista de itens de série, com ar-condicionado, ajuste do banco do motorista, coluna de direção regulável em altura , desembaçador traseiro, console central com porta-copos duplo, vidros elétricos, travamento elétrico das portas, piloto automático, sistema de som CD/MP3 com entrada para iPod e controles no volante, quatro airbags (duplo dianteiro e laterais de cortina), freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e controle eletrônico de estabilidade.

Apresentado no Salão do Automóvel de Nova York em 2008 como carro-conceito, o Koup foi mostrado ao brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo e seu lançamento está previsto para este primeiro trimestre, mas os preços ainda não foram divulgados. Estima-se algo em torno dos R$ 80 mil. Enquanto ele não chega às lojas, con ra como sua versão sedã se sai no comparativo com o rival Vectra, na página 68.

O modelo virá ao Brasil com um pacote único de equipamentos, sem itens opcionais. A lista é bem recheada: arcondicionado digital, piloto automático, ajuste de altura do volante, som com MP3 e quatro airbags

O interior é espaçoso e tem detalhes de acabamento na cor bordô, que garantem a esportividade. Ao redor dos falantes, há uma luz neon, que pode ter sua intensidade regulada pelo motorista ou pode ser totalmente desligada