Uma das promessas da Kia para o mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo é a chegada dos médios K4, previstos para o segundo semestre de 2026. Não, não são mais SUVs: trata-se de um sedan médio e de um hatch médio, categorias que fazem falta no mercado brasileiro. Especialmente a segunda, que hoje é representada apenas por modelos premium (vide Audi A3 Sportback) ou esportivos (VW Golf GTI é bom exemplo). A promessa do K4 hatch animou os órfãos da categoria. 

+Kia Sorento 2026 quer incomodar SW4 e Haval H9 a partir de fevereiro; conheça

+Golf GTI 2025: primeiro lote esgota no Brasil e faz Volkswagen faturar R$ 150 milhões

PreviousNext

K4 é sucessor do Cerato

O K4, confirmado por aqui nas duas variantes de carroceria, é um projeto recente, que veio ao mundo no ano passado. Na ocasião, subsituiu o Cerato, que também tinha opções hatch e sedan mundo afora. Frente ao seu antecessor, o K4 tem linhas bem ousadas, cheias de ângulos e quinas, que fogem do minimalismo de outros modelos vistos por aí. Traseira com lanternas interligadas e estilo de teto flutuante estão lá. 

PreviousNext

Dimensões

O K4 sedan tem 4.71 m de comprimento, 1.85 m de largura, 1.44 m de altura e entre-eixos de 2.72 m. Já o K4 hatch é 27 cm mais curto, com 4.44 m de comprimento, mantendo altura, largura e entre-eixos praticamente inalterados frente ao sedan. No porta-malas, o sedan leva vantagem com 508 litros de capacidade, enquanto o hatch oferece 438 litros. Os dois tem suspensões independentes nas quatro rodas, com eixo traseiro multibraço, e todos os freios a disco, como esperado num modelo médio.  

PreviousNext

Motor de Creta nacional

Na motorização, por conta da parceria de Kia e Hyundai, ele usa o mesmíssimo 1.6 turbo de quatro cilindros do Novo Creta topo de linha. Apesar de não ser flex, é moderno e capaz de entregar bons 193 cv de potência com 27 mkgf de torque. Porém, nos K4 Hatch e K4 Sedan, ele é casado ao câmbio automático de oito marchas convencionais, ao invés do dupla embreagem de sete velocidades do Hyundai. A Kia do Brasil não entrou em detalhes quanto aos seus números de performance.  

PreviousNext

Recheados

Ainda assim, o pacote de equipamentos promete ser interessante. A versão exposta no Salão do Automóvel, e que deve chegar por aqui, é a GT Line, das mais completas e com pegada mais esportiva. Faróis e lanternas em LED, rodas de liga-leve diamantadas aro 18, painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia de 12,3”, tela de 5,3” para controles de ar-condicionado e outras funções, parabrisas acústico, pneus de baixo atrito (235/40 R18), comandos por voz, seletor de modos de condução, bancos em couro sintético, iluminação ambiente em LED personalizável e outros são de série. 

PreviousNext

No pacote de segurança figuram alerta de fadiga do condutor, os alertas de prevenção de colisão em ponto cego, traseira e de tráfego cruzado, além do assistente de saída segura, assistentes de permanência e centralização de faixa, auxílio de farol alto, sistema de prevenção de colisão frontal, câmera de ré com guias dinâmicas e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.