Conforme anunciado em setembro pela Kia, o Niro desembarcou oficialmente no mercado brasileiro. Trata-se do terceiro modelo eletrificado da marca por aqui – o primeiro foi o Stonic (lançado em novembro do ano passado) e o segundo foi o Sportage (em julho último).

O SUV híbrido é comercializado em duas versões (EX e SX Prestige), sendo que ambas adotam um trem de força com o motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, à gasolina, somado ao propulsor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgfm a 4.000 rpm.

Kia Niro – Foto: Divulgação

+ Fox ou Kia Soul? Volkswagen tinha SUV secreto em 2007
+ Teste rápido: como anda o Kia Sportage, agora um SUV híbrido leve
+ Kia: próximos lançamentos no Brasil englobam Niro, Sorento e EV6
+ Avaliação: elétrico Kia EV6, em breve no Brasil, é pura ousadia
+ Lembra do Kia Soul? Modelo segue vivo nos EUA e ganhou novo visual

Economia de combustível

O fabricante explica que, diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor à combustão funciona concomitante ao motor elétrico.

Kia Niro – Foto: Divulgação

Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso.

Segundo informações do Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia.

Kia Niro – Foto: Divulgação

Visual

O design do Niro apresenta na parte dianteira o visual que a Kia chama de “tiger nose” e um conjunto ótico em LED. Na traseira, estão as lanternas em formato de bumerangue, que avançam na coluna C. Nesta parte, inclusive, agora possui cor diferente do restante da carroceria. As rodas são de liga leve aro 18” (em ambas as versões).

Kia Niro – Foto: Divulgação

O utilitário compacto tem 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, além de 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro.

Interior

No habitáculo, o Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”.

PreviousNext

Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay e Android Auto sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

O carregamento de celulares dos ocupantes da frente pode ser feito no console por meio de indução (somente na versão SX Prestige), enquanto os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal e volante multifuncional. O controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 10,25”.

O porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).

Tecnologias

Em relação às tecnologias  de segurança e condução, ambas as versões contam com alertas de fadiga do condutor (DAW), de saída de faixa de rodagem (LDW), de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros (PDW).

A versão SX Prestige incluiu assistente de saída em segurança (SEA), assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA), de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), assistente de prevenção de colisão frontal incluindo saídas paralelas (FCA-JT), piloto automático adaptativo (SCC) e sensores de estacionamento dianteiros (PDW).

PreviousNext

Mercado

No Brasil, o Niro é disponibilizado em um total de 17 combinações de cores. Entre as cores únicas, estão: branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, vermelho metálico, azul mineral e verde urbano.

Exclusivamente na versão SX Prestige, há opção da coluna C colorida, disponibilizada em quatro cores – verde urbano, cinza interstelar, preto aurora e laranja encanto, que adicionam assim mais nove combinações.

As versões EX e SX Prestige do Niro já são comercializadas, respectivamente, por R$ 204.990,00 e R$ 239.990,00. O primeiro lote do modelo conta com aproximadamente 80 unidades.

PreviousNext

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Teste rápido: Volkswagen Polo 2023 seduz com propulsor 170TSI e câmbio manual
+ Carro Usado: Hyundai Tucson é um SUV espaçoso e de manutenção fácil
+ Ram Classic chega ao Brasil em duas versões e parte de R$ 349.990
+ Avaliação: Fiat Toro Volcano T270 reúne atributos de SUV ao volante
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Gasolina fica mais barata e preço médio chega a R$ 4,81, diz ANP
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 7 e 8 vence em outubro
+ Confira a galeria de fotos do novo Fiat Fastback
+ Avaliação: Chevrolet Spin 2023 é a opção de sete lugares mais barata, e uma boa alternativa aos SUVs
+ Preços dos carros usados devem cair; confira os mais valorizados
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?