Kia Rio 2021 muda visual e mecânica para desafiar VW Polo e companhia

Kia Rio 2021 tem novo visual e ganha mecânica mais moderna na Europa. Agora, sim, o hatch coreano é um sério concorrente para VW Polo e cia.

Kia Rio 2021

Recém-lançado no Brasil, o Kia Rio acaba de mudar. Uma atualização significativa para o Kia Rio 2021 foi apresentada e chega no terceiro trimestre à Europa. Ainda não sabemos dos planos para o Brasil. Com o dólar atualmente nas alturas, deve estar difícil para a Kia do Brasil.

O novo Kia Rio teve o design exterior atualizado e, na cabine, ganhou um interior atualizados com as tecnologias de segurança e multimídia de “carro grande”, segundo a marca.

O novo Kia Rio 2021 também oferece novos conjuntos mecânicos. Tem o primeiro sistema híbrido “suave” de 48V a gasolina da Kia. Chamado de EcoDynamics+, o conjunto une um motor a gasolina com a nova transmissão manual “by wire”.

O novo powertrain substitui o motor 1.6 do modelo vendido hoje no Brasil (ponto que criticamos em nossa avaliação, aqui). Ele combina o novo motor T-GDi 1.0 (Smartstream)  com turbo e injeção direta. Tem assistência de torque elétrico e frenagem regenerativa.

O mecanismo Smartstream produz a mesma potência que a linha de motores Kappa anterior (1.0 turbo) — 100 ou 120 cv –, mas garante um torque 16% mais alto na versão de 120 ps (20,4 kgfm, igual ao do VW Polo TSI). As duas versões terão seletor de modo de condução.

NOVA CENTRAL MULTIMÍDIA

No sistema multimídia, o novo Kia Rio terá tela touchscreen maior, de 8 polegadas. A funcionalidade de tela dividida permite que os usuários controlem ou monitorem diferentes recursos do veículo ao mesmo tempo, personalizando a tela com uma série de widgets diferentes. O sistema oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

NOVO DESIGN

Kia Rio 2021

O novo Rio tem design frontal renovado, que mantém a grade, agora estreitada e combinada com um pára-choque dianteiro mais baixo e mais largo e a nova moldura da luz de neblina. Todos os modelos tem faróis de LED completos e luzes DRL. No interior, o Rio tem atualizações visuais, de materiais e tecnológicas.

MAIS SEGURANÇA

O Rio atualizado tem novos sistemas de auxílio ao motorista, como alerta de colisão que vê carros e pedestres e ciclistas, assistente de manutenção em faixa e monitor de ponto cego. Dependendo da versão, também terá aviso inteligente de limite de velocidade, piloto automático adaptativo e manutenção automática em faixa.

Veja também

+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar