A Kia foi a marca com a maior quantidade de novidades mostradas durante o Salão do Automóvel de São Paulo nessa edição de 2025. Além do Novo Sportage, lançado por lá, a próxima estreia da marca no mercado nacional será o Novo Sorento, SUVzão com motorização turbodiesel, tração 4×4 e sete lugares.  

+Kia Sportage 2026: quanto custa, o que oferece e qual motor usa

+GWM Haval H9 ou Toyota SW4: quem vence a briga de SUVzões turbodiesel?

Kia Sorento 2026 – Foto: divulgação

Sorento não é inédito por aqui

Para quem não lembra, o Sorento teve passagem pelo Brasil entre meados dos anos 2000 e finalzinho dos anos 2010, por cerca de quinze anos e três gerações, sem contar os hiatos de importação. Essa, portanto, será a quarta geração do modelo a ser oferecida por aqui, e ela chega em breve: segundo a Kia, em fevereiro. Preços, porém, ainda não foram revelados. Para efeito de comparação, um Toyota SW4 começa ao redor dos R$ 418 mil com cinco lugares.  

Kia Sorento 2026 – Foto: divulgação

Como é essa nova geração?

O Novo Sorento, na realidade, já tem bons anos de mercado mundo afora. Foi lançado em 2020 no exterior, e tem esse visual reestilizado desde 2023, com a cara que deve chegar ao nosso mercado. Ronda os 4,80 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos ao redor dos 2,81 m, feito no estilo monobloco, e não com chassi separado da carroceria.  

Kia Sorento 2026 – Foto: divulgação

Frente ao SW4, aliás, o SUV da Kia é mais largo, baixo e espaçado entre os eixos, com comprimento bastante similar. Ganha do Toyota no tamanho do porta-malas, também: 608 litros montado para cinco lugares, ou 180 para sete. E, no estilo geral, aposta em linhas mais suaves e estilosas, diferente da pegada bruta dos rivais turbodiesel.  

Motorização turbodiesel

Sua motorização turbodiesel é a mesma da picape Tasman, porém recalibrada para 194 cv de potência, conservando os 45 mkgf de torque (2.2 16v). A tração passa a ser integral (AWD), e o câmbio automático ganha tecnologia de dupla embreagem, com oito marchas. Essas melhorias tendem a afinar sua dinâmica de condução e performance. Oficialmente, demora 9,7 segundos na prova de 0 a 100 km/h, e atinge os 200 km/h de máxima, dados que, no geral, superam os dos principais concorrentes.  

Kia Sorento 2026 – Foto: divulgação

Construção mais refinada

Além da concepção monobloco, o Novo Sorento promete suspensões independentes nas quatro rodas, todos os freios a disco e tanque de combustível com 67 litros. Normalmente, os SUVs turbodiesel derivados das caminhonetes optam pelos feixes de molas traseiros, que privilegiam a robustez ao invés de conforto ou estabilidade. O Kia ainda oferece modos de condução (Normal, Eco, Sport e Smart) e modos de terreno (Neve, Lama e Areia) selecionáveis. 

Equipamentos

Kia Sorento 2026 – Foto: divulgação

No nível de tecnologias embarcadas, podemos esperar instrumentação digital e multimídia unidos numa só peça (12,3” cada), ajustes elétricos para motorista e copiloto, bancos dianteiros climatizados, ar-condicionado digital automático de três zonas, iluminação ambiente em LED personalizável, carregador de celular sem fio, teto-solar panorâmico, rodas de liga-leve aro 19, câmeras 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de descidas (HDC) etc. 

Kia Sorento 2026 – Foto: divulgação

Ainda são esperados vários assistentes inteligentes de condução (ADAS) e 7 airbags, sem contar faróis em LED, sensores de chuva e crepuscular, entre outros itens. O Novo Sorento tem previsão de comercialização no mercado brasileiro em fevereiro de 2026.