A Kia aproveitou a volta do Salão do Automóvel de São Paulo agora em novembro para lançar oficialmente o Novo Sportage 2026. Na realidade, trata-se de uma atualização do modelo, que está nessa geração desde 2022 aqui no Brasil. O SUV ganha nova dianteira, alinhada com a identidade visual mais recente da Kia, bem como rodas inéditas e interior retocado, com direito a volante redesenhado. Por aqui, ele segue vendido numa só versão, a EX Prestige, por R$ 267,2 mil no primeiro lote.  

+Kia fecha 1º dia do Salão do Automóvel com anúncio de oito lançamentos

+Renault Boreal 2026 tem estilo e conteúdo para seduzir quem só pensa em Corolla Cross e Compass

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

O que mudou no Novo Sportage?

Além de brilhar como um dos carros mais vendidos da história da Kia pelo mundo, e também no Brasil, o Sportage 2026 trocou as rodas aro 19, faróis, grade, parachoque dianteiro, e recebeu retoques visuais na traseira. Por dentro figura um novo volante de dois raios, similar ao da linha elétrica da marca coreana, bem como novas telas para painel de instrumentos e multimídia (12,3” cada).  

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

Motorização atualizada

Também são destaques mudanças na motorização híbrida-leve de 48 Volts. O motor 1.6 turbo a gasolina, de quatro cilindros e injeção direta, agora traz nova turbina de geometria variável, tem redução de atrito interno em até 15% e passou por uma recalibração eletrônica. No total, são 178 cv de potência e 27 mkgf de torque, administrado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas.  

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

Dentre os destaques desse conjunto está o chamado “modo Velejar”, que desliga o motor a combustão automaticamente em descidas e longos trechos planos, deixando o carro em movimento apenas com a força elétrica. O Sportage 2026 demora cerca de 8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, correndo até quase 200 km/h. Segundo o Inmetro, o consumo é de 12,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, números 8% melhores que os da versão anterior. 

Concepção

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

No mais, o SUV mantém as suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multilink, quatro freios a disco e tração sempre dianteira. No tamanho, supera um pouco Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, com 4,54 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,64 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos. Seu porta-malas comporta bons 562 litros (VDA), enquanto o tanque de combustível é de 54 litros.  

Equipamentos de série

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

No pacote de equipamentos de série consta ar digital automático dual zone, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos, bancos em couro legítimo e camurça, conjunto óptico inteiro em LED, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, volante multifuncional aquecível, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de chuva e crepuscular, teto-solar panorâmico, seletor de modos de condução, carregador de celular sem fio, retrovisor interno fotocrômico, partida remota do motor, multimídia com conexões sem fio, câmeras 360º, sensores de estacionamento 360º, piloto automático adaptativo (ACC), entre outros. 

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

Sportage 2026 conta com detector de fadiga do motorista, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, comutação automática do farol alto, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, e por aí vai. Não há opcionais no pacote do SUV, que mantém a garantia de 5 anos sem limite de quilometragem para o carro e tecnologia híbrida-leve.