Uma coisa é fato: personalidade a Tasman tem de sobra. Primeira picape da Kia em âmbito mundial, ela está exposta no Salão do Automóvel de 2025, e já foi garantida para cá: segundo a marca coreana, chega no segundo semestre de 2026, para peitar Hilux, Ranger, S10, Triton e por aí vai. É um segmento inédito para a Kia, vale falar, mas as armas são boas: capacidade de carga e espaço de caçamba, dois destaques da Tasman. 

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Kia Tasman – Foto: divulgação

Visual excêntrico na Tasman

Visualmente excêntrica, ela parece unir traços de Jeep Gladiator com um jeitão mais futurista dos SUVs elétricos da marca, num design que se destaca na multidão. Grande, supera facilmente uma Hilux no desempenho, e se aproxima do porte de chinesas como GWM Poer P30, BYD Shark ou Foton Tunland. Isso explica a caçamba de 1.173 litros, notoriamente superior à das rivais, e capacidade de carga que pode beirar os 1.200 kg, sempre com cabine dupla. Tudo depende da versão, claro: a configuração exposta, X Line, suporta 1.007 kg. 

Kia Tasman – Foto: divulgação

Motorização interessante

Sob o capô, a nova Kia Tasman traz o motor 2.2 turbodiesel D4HE, um quatro cilindros em linha com injeção direta common-rail e comando duplo de válvulas. O conjunto entrega 210 cv de potência e 45 kgfm de torque. Transmissão automática de oito marchas, tração 4×4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial estão no pacote, também. De acordo com a Kia, a picape acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9,7 segundos, correndo até os 201 km/h, números interessantes no segmento.  

Kia Tasman – Foto: divulgação

Suspensões independentes

Mecanicamente, apesar de manter a carroceria separada do chassi, como toda caminhonete desse porte, a Tasman utiliza um sistema de suspensões independentes nas quatro rodas, com eixo traseiro multilink, algo já visto na Foton Tunland V9. Esse esquema, comum em SUVs mais refinados, promete melhor estabilidade e conforto, ainda que não seja o mais indicado para carregar peso. Seus quatro freios são a disco, e as rodas tem aro 17 com pneus de uso misto. No tanque vão 80 litros de diesel.  

Kia Tasman – Foto: divulgação

Cabine diferenciada

Por dentro, a Tasman bebe bastante da fonte de design dos SUVs da Kia. Foca na praticidade e design arrojado, ainda que o acabamento seja um tanto simples. Um console central alto e largo, bem como o volante de quatro raios, compõe a cabine, que traz três telas: painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia de 12,3” com conexões sem fio, e outra telinha de 5” para controles diversos, como ar-condicionado. Linhas horizontais e retas predominam.  

Kia Tasman – Foto: divulgação

Além das três telas, outras soluções bacanas estão no interior da Tasman, como banco traseiro reclinável entre 22 e 30º, baú de 33 litros sob o assento traseiro, dois carregadores de celular por indução e mesa retrátil no console dianteiro. Segundo a Kia, ela ainda oferece o maior espaço para as pernas do segmento, com 94 cm. 

Kia Tasman – Foto: divulgação

Chega em 2026, segundo a Kia

Produzida inicialmente na Coreia do Sul, a picape foi lançada mundialmente no primeiro semestre de 2025 e faz sua estreia no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O início de comercialização da Kia Tasman no mercado nacional está previsto para o segundo semestre de 2026. 

Kia Tasman – Foto: divulgação