30/07/2020 - 10:12
A Lamborghini revelou o Essenza SCV12 e o novo hipercarro do fabricante de Sant’Agata Bolognese terá apenas 40 unidades para uso exclusivo em pista. Sem turbo ou eletrificação, o ‘jato’ ecologicamente incorreto ostenta o motor naturalmente aspirado mais potente da Lambo. Trata-se de um V12 de 830 cv de potência.
A relação peso-potência de 1,66 kg/cv foi conquistada pelo monocoque construído de fibra de carbono. Outros dados técnicos aparecem no sistema de exaustão da Capristo, que reduz a pressão traseira e enfatizam tanto o desempenho quanto a sonoridade. A caixa de câmbio sequencial X-trac oferece seis marchas. A tração é traseira.
De acordo com a Lamborghini, a asa dupla montada na traseira é ajustável e fornece um downforce de 1.200 kg a 250 km/h. As rodas são de 19″ na dianteira e de 20″ atrás vestidas por pneus da Pirelli PZero. Já os freios são da renomada Brembo.
+ A biblioteca básica do motociclista cool
+ Triumph lança moto Street Triple RS; veja preço e versões
+ Petrobras inicia venda da nova gasolina brasileira
+ Vídeo: PM aborda Ferrari que furou sinal; assista
“O Essenza SCV12 é a expressão do motor V12, um símbolo da nossa marca desde 1963. É um projeto no qual combinamos a busca da perfeição da engenharia com aerodinâmica refinada, design futurista e soluções inovadoras, como o monocoque de fibra de carbono sem gaiola de proteção interna”, conta Maurizio Reggiani, Diretor Técnico da Automobili Lamborghini.
A máquina italiana pode vir nas tonalidades Verde Silvans, Grigio Linx, Nero Aldebaran Gloss e Arancio California, além de exibir os logotipos da Lamborghini Squadra Corse e dos parceiros Pertamina, Pirelli e Roger Dubuis.
Os futuros donos do Lamborghini Essenza SCV12 vão ter acesso ao clube membros, com a realização de track days e demais eventos a partir de próximo ano. Além disso, eles podem deixar o bólido estacionado gratuitamente em um local exclusivo monitorado 24 horas por dia, sete dias por semana.