12/12/2025 - 8:00
R$ 5,8 milhões. Este é o preço do novo Lamborghini Temerario, superesportivo híbrido que acaba de ser lançado oficialmente no Brasil e passa a ocupar o topo da nova geração eletrificada da marca italiana. Apresentado em São Paulo, o modelo estreia como o segundo integrante da família High Performance Electrified Vehicle (HPEV), após o Revuelto. Ele chega através da Via Itália, importadora oficial da Marca do Touro.
+Ferrari 849 Testarossa é híbrida plug-in ‘retrô’ para substituir a SF90
+Yangwang U9 Track Edition: como é o BYD elétrico que atingiu 472 km/h?

Motorização do Temerario
O Temerario traz um conjunto mecânico inédito formado por um V8 4.0 biturbo combinado a três motores elétricos, entregando potência combinada de 920 cv de potência vinda dos quatro propulsores. O motor a combustão, desenvolvido do zero em Sant’Agata Bolognese, gera 800 cv e 74,5 kgfm de torque. Trata-se do primeiro motor de produção em um superesportivo capaz de atingir 10.000 rpm. 0 a 100 km/h? 2,7 segundos. Máxima? 343 km/h.

A transmissão é uma automática de dupla embreagem com oito marchas, desenvolvida especialmente para o modelo. Montada na posição traseira, ela ajuda na melhor distribuição de peso e libera espaço no túnel central para a bateria de íons de lítio. O câmbio conta com reduções sequenciais automáticas sob frenagem e marcha à ré mecânica.

Híbrido
O sistema híbrido conta com um motor elétrico posicionado entre o V8 e a transmissão, que atua como gerador, motor de partida e “preenchedor de torque”, garantindo respostas imediatas em baixas rotações. Outros dois motores elétricos ficam no eixo dianteiro, assegurando tração integral sob demanda. O resultado é uma entrega de potência progressiva, linear e sem atrasos de resposta, promete a marca.

A bateria, instalada no túnel central, permite ao Temerario rodar em modo totalmente elétrico, além de reduzir em até 50% as emissões de CO₂ em relação ao Huracán. O sistema híbrido também atua na regeneração de energia durante as frenagens.
Chassi renovado

Seu chassi é totalmente novo, no conceito spaceframe em alumínio, mais leve e com ganho superior a 20% em rigidez torcional. A estrutura também permitiu ampliar o espaço interno, com mais área para pernas, cabeça e bagagens. O porta-malas frontal oferece 112 litros. Por fora, estreia a nova assinatura luminosa hexagonal, presente nos faróis, lanternas, entradas de ar e escapamento.

A aerodinâmica é totalmente funcional, com aumento de 103% na carga aerodinâmica traseira em relação ao Huracán EVO, número que chega a 158% com o pacote Alleggerita. Este, por sua vez, reduz mais de 25 kg no conjunto com uso extensivo de fibra de carbono, rodas especiais e escapamento em titânio, além de melhorar a eficiência aerodinâmica.
Interior

Seu interior conta com três telas digitais, sendo 12,3” para o motorista, 8,4” no console central e 9,1” para o passageiro. O volante concentra os principais comandos de condução, incluindo os modos Città, Strada, Sport, Corsa e o novo modo Drift, além do acionamento do Launch Control. Entre os destaques tecnológicos estão o sistema de telemetria embarcado, gravação de vídeos em pista, dashcam integrada e conectividade via aplicativo Lamborghini Unica. O sistema de som premium do Temerario é assinado pela italiana Sonus Faber.
Calçado por pneus Bridgestone desenvolvidos sob medida, o Temerario chega ao Brasil como um dos superesportivos mais avançados já comercializados oficialmente no País, unindo eletrificação, desempenho extremo e a assinatura emocional que consagrou a Lamborghini. Só é preciso ter quase R$ 6 milhões disponíveis no banco…




