Lamborghini Urus, que nada! Fique com este LM002, o super-SUV original


Que Lamborghini Urus, que nada! O Lamborghini LM002 é o ancestral dele, o “super-SUV” original. Um grande e poderoso modelo off-road, originalmente projetado para militares. Agora, a britânica Bell Sport and Classic trouxe de volta à vida um exemplar muito especial. Sem dúvida, o melhor SUV esportivo do mundo. Esta à venda por £ 285.000, ou R$ 1.900.000.

Escandaloso mesmo para os padrões da marca o LM002 é o ancestral do Lamborghini Urus (leia nossa avaliação e teste completo aqui). O super-SUV “raiz” foi produzido entre 1986 e 1993 com um motor V12 de 5,2 litros de 450 cv do Lamborghini Countach. O tanque de combustível é de absurdos de 290 litros, e a carroceria é de alumínio e fibra de vidro montado em um chassi de aço.

A HISTÓRIA DO ANCESTRAL DO LAMBORGHINI URUS

Apenas 301 modelos do LM002 foram construídos, tornando-o uma das máquinas mais raras de Sant’Agata. Este LM002 que está à venda foi comprado pelo atual proprietário em 2003 e usado na estrada e fora dela por muitos anos antes de ser guardado em 2009.

Ancestral do Lamborghini Urus

Esta unidade do ancestral do Lamborghini Urus tem volante à esquerda, cor Blu Acapulco Metallizato e interior em couro cinza claro.

Dirigido na famosa pista de teste Top Gear no Dunsfold Aerodrome por “The Stig” para uma edição especial da Lamborghini do programa da BBC em 2003, também foi pessoalmente aprovado pelo lendário piloto de testes da Lamborghini Valentino Balboni em uma reunião do Clube de Proprietários da Lamborghini.

A RESTAURAÇÃO

O responsável pela restauração foi o mestre técnico da empresa, Attilio Romano. Ex-técnico de fábrica da Ferrari, Attilio tem mais de 40 anos de experiência em serviço e restauração, tendo sido técnico principal na H.R. Owen na Ferrari, Lamborghini e Bugatti, inclusive sendo o primeiro técnico registrado na fábrica a trabalhar no Veyron.

“O bloco do motor ainda estava no lugar”, lembra-se Attilio, “mas a maioria dos acessórios auxiliares havia sido retirada. Todos os componentes separados foram fornecidos em caixas … foi um trabalho de detetive, então a primeira coisa que fizemos foi um inventário completo.”

Ao examinar o V12, a bomba do LM002 água estava vazando. Para piorar a situação, a carcaça havia fraturado — e a peça não era mais estocada, por isso o fornecedor Chesman Engineering de Coventry foi contratado para fabricar uma bomba totalmente nova com a especificação original.

Bomba de água à parte, o motor estava em boas condições, registrando apenas 13.690 milhas. Quanto à transmissão, Attilio descobriu que os dentes da engrenagem estavam danificados.

O preço de tabela para uma substituição era superior a £ 6.000, e nenhuma nova unidade estava disponível. Então ele refez os dentes usando lixadeiras e limas e agora a caixa de transferência funciona vez exatamente como os engenheiros da Sant’Agata pretendiam.

Tim Kearns, diretor administrativo da Bell Sport e Classic é suspeito, claro, mas afirma que disse “este deve ser o melhor Lamborghini LM002 disponível à venda no momento, talvez o melhor que existe. Quem comprar este LM002 terá um excelente exemplo de um dos carros mais escandalosos do período. na história da Lamborghini.”

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