O Salão do Automóvel de São Paulo está de volta e vai acontecer entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista.

Com cerca de 30 marcas confirmadas até agora, quais são os lançamentos previstos para estrear no Salão do Automóvel? As projeções mostram opções para todos os gostos, de combustão a elétrico, de SUV à picape. Veja abaixo cinco modelos que devem estrear na feira.

+ Salão do Automóvel de SP: ingressos podem chegar a R$ 1 mil
+ Anfavea confirma o ‘maior Salão do Automóvel da história’, com quase 30 marcas garantidas

Toyota Yaris Cross

Yaris Cross – Foto: Divulgação

A Toyota confirmou o lançamento do Yaris Cross para outubro deste ano. Mas o modelo deve dar as caras para o público em geral no evento. O novo SUV compacto e híbrido convencional flex, que será produzido em Sorocaba (SP), é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024.

Em tamanho, o modelo terá 4,3 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos – quase o tamanho de um Hyundai Creta (4,33 x 1,79 m x 1,63 m x 2,61 m).

Toyota Yaris Cross – Foto: Toyota/divulgação

O motor, por sua vez, é semelhante ao do irmão maior Corolla Cross, que inclui um propulsor elétrico e um 1.5 16v naturalmente aspirado. No total, a Toyota fala em aproximadamente 113 cv combinados.  

Leapmotor C10

Leapmotor C10 2026 - Foto: Leapmotor/divulgação
Leapmotor C10 2026 – Foto: Leapmotor/divulgação

Com estreia prevista ainda para 2025 no mercado nacional e confirmada para o Salão da Automóvel, a Leapmotor, marca chinesa da Stellantis, já começou a trazer seus carros para o Brasil. O primeiro a debutar será o SUV C10 e, em um segundo momento, o B10, irmão menor. 

Para se ter uma ideia, o C10 tem porte médio, com 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.

Um dos diferenciais do C10 será duas opções de motorização, que a Stellantis já disse que vai importar para o Brasil. A primeira é totalmente elétrica, e rende pouco menos de 300 cv de potência após evoluções na linha 2026 chinesa (antes eram 228 cv). Essa versão permite autonomia de 605 km pelo ciclo chinês CLTC. 

Leapmotor C10 2026
Leapmotor C10 2026 – Foto: Leapmotor/divulgação

A outra é elétrica de autonomia estendia, nos moldes dos finados BMW i3 e i8. Ela garante um belo diferencial ao C10 no mercado: autonomia de 1.020 km (CLTC), ou 970 km pelo ciclo europeu WLTP, e tração totalmente elétrica. Na realidade, ele traz sob o capô um pequeno motor 1.5 a gasolina, que opera apenas como gerador, carregando as baterias de tração com 28,4 kWh de capacidade. Elas, por sua vez, fornecem energia ao motor elétrico que traciona as rodas traseiras, gerando 218 cv de potência com 32,6 mkgf de torque.

Denza B5

Denza B5 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Durante o início do ano, em visita ao navio da BYD, o Explorer Nº 1, que estava atracado em Aracruz (ES), a montadora mostrou duas unidades do FangChengBao 5 quase sem disfarces. Trata-se de um SUV de sua submarca de luxo, mas que por aqui deve chegar com o nome de Denza B5, pelo menos assim que estava sua descrição no carro.

O modelo lembra um Mercedes Classe G ou até mesmo um Defender, com linhas retilíneas e estepe atrás. Na fita métrica, ele tem 4,89 m de comprimento, o que se assemelha ao modelo da alemã. Na China, a motorização é híbrida e conta com propulsores 1.5 e 2.0. Eles podem gerar até 700 cv de potência, o que permite o SUV ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Denza B5
Denza B5 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

O interior segue o desenho retilíneo de fora, que pode ser observado no painel e nas saídas do ar-condicionado. Há um volante de base reta e com comandos. O teto solar é panorâmico. São três telas, uma de 12,3 polegadas, que faz a função de quadro de instrumentos; a central multimídia, de 15,6 polegadas; e outra para o passageiro dianteiro, de 12,3 polegadas.

BYD ‘Baby Shark’

Projeção picape da BYD
Projeção da nova picape da BYD – Foto: Reprodução/Instagram/KDesign AG

Uma informação que vem ganhando fôlego nos bastidores é a de uma picape médio-compacta da BYD, que seria revelada durante o Salão do Automóvel 2025.

O modelo chegaria para concorrer com a Fiat Toro e Chevrolet Montana. Atualmente, a marca trabalha no mercado brasileiro com a Shark, picape híbrida e de porte médio.

MG4 da MG Motor

MG Motor
MG Motor MG4 – Foto: Divulgação

Confirmada na lista de marcas do Salão do Automóvel, a MG Motor é mais uma que vai lançar modelos nos próximos meses no Brasil. Apesar de britânica, atualmente ela pertence ao grupo chinês SAIC.

Um dos veículos cotados e que já apareceu em flagras nas redes sociais rodando no Brasil é o MG4, um hatch esportivo e elétrico.

Como será o Salão do Automóvel?

Ao todo, a edição de 2025 do salão promete reunir mais de 300 modelos em exposição, além de contar com test drives e outras experiências distribuídas em cinco pavilhões.

Estão confirmadas cerca de 30 marcas, a lista engloba: BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motor, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, Ram, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa.

Salão do Automóvel, que teve sua última edição em 2018, em imagem de arquivo
Salão do Automóvel, que teve sua última edição em 2018, em imagem de arquivo – Foto: Divulgação

Ingressos

A venda de ingressos para o 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo já começou. Somente na primeira hora de abertura, a comercialização superou 10 mil entradas. Após sete anos de espera, a expectativa é de que a feira receba mais de 700 mil visitantes ao longo de nove dias de programação.

O primeiro lote de ingressos do salão está disponível para venda exclusivamente no site da organização (neste link), com valor promocional de R$ 116 (inteira para dias de semana), R$ 145 (inteira para finais de semana), R$ 58 (meia entrada para dias de semana) e R$ 72,50 (meia entrada para finais de semana). 

O espaço Dream Lounge, que contará com esportivos e também com capacetes utilizados por Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Ingo Hoffmann, além de documentos e fotografias exclusivas, terá ingresso mais caro. Chamado de “VIP”, ele custará R$ 440 nos dias de semana e R$ 530 aos sábados e domingos.  

Por R$ 1 mil é possível participar de uma “avant première”, marcada para dia 21 de novembro a partir das 19h. Haverá uma programação especial, inclusive com atrações musicais que ainda não foram divulgadas. Esse lote de ingressos será limitado, e destinado exclusivamente aos VIPs, patrocinadores, convidados especiais e afins.  

Salão do Automóvel de São Paulo
Salão do Automóvel de São Paulo – Foto: Divulgação

Supermáquinas

Estarão reunidas supermáquinas como Corvette Z06, Ford GT Carbon Series, Ford Mustang GT, Ford Mustang Shelby, McLaren Senna, Porsche 992.2 GT3 PTS e Ultima GTR, ao lado de modelos das marcas italianas Ferrari e Lamborghini.

Carros como como Bugatti EB110 GT 1994 (único no Brasil), Lamborghini Miura P400 S 1969, Plymouth Superbird 1970, Lamborghini Diablo 1991 e o nacional Hofstetter Turbo 1986 também estão confirmados.

Testes e mais experiências

O espaço “Drive Experience”, como o próprio nome sugere, terá test drives on e off road em uma pista indoor de 14 mil metros quadrados. Com 160 metros de extensão, o circuito permitirá que os visitantes dirijam veículos de marcas como Caoa Chery, Citroën, Fiat, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, RAM e Renault.

Outro destaque é o local da “Racing Game Zone by João Barion”, onde reunirá simuladores que reproduzem o universo das corridas virtuais de drift.

Já a “Arena de Customização by Batistinha”, desenvolvida em parceria com Fernando Baptista, apresentará projetos especiais de carros modificados.

Os carros clássicos e especiais também terão destaque em dois espaços. Com curadoria do Carde Arte Design Museu, o local contará com uma linha do tempo interativa, percorrendo várias décadas de desenvolvimento automotivo com a exibição de modelos que marcaram edições anteriores do Salão do Automóvel.

Já o espaço “Memória sobre Rodas”, com curadoria do Dream Car Museum, reunirá dez modelos raros e emblemáticos.

Salão do Automóvel de São Paulo
Salão do Automóvel de São Paulo – Foto: Divulgação